Governo distribui 740,2 mil doses de vacinas infantis contra a Covid
Distribuição de 740,2 mil doses da vacina Coronavac a todos os estados e municípios teve início nesta segunda e será finalizada até terça
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde começou, nesta segunda-feira (16/1), a distribuição de 740,2 mil doses da vacina Coronavac a todos os estados e municípios do país.
De acordo com o ministério, as entregas devem ser finalizadas até terça-feira (17/1).
“A pasta segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais brevemente possível”, informou o órgão.
Na última semana, o governo federal assinou contrato para compra de 750 mil doses da Coronavac, além de um aditivo que garante a entrega de 2,6 milhões de vacinas no total.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina pode ser aplicada em crianças a partir dos 3 anos de idade.
O contrato do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan para aquisição da vacina Coronavac estava paralisado desde 2022.
Doses da Pfizer
Segundo a nova secretária de Vigilância em Saúde da pasta, Ethel Macial, a gestão capitaneada por Nísia Trindade, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), herdou contratos firmados entre o antigo governo e a Pfizer, laboratório que produz vacinas infantis contra a Covid.
De acordo com a secretária, o último acordo firmado com a farmacêutica prevê entrega de doses para crianças de 6 meses a 11 anos no fim de janeiro.
A nova gestão, no entanto, está em tratativas para antecipar as entregas e reabastecer os estoques de estados e municípios.
As doses que chegam até o fim do mês somam 3,2 milhões para o público de 6 a 11 meses e 4,5 milhões para crianças de 5 a 11 anos.