Governo deve homologar 6 terras indígenas neste mês, diz Guajajara
Ministra dos Povos Indígenas confirmou a homologação de novos territórios durante evento no Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol-SP), confirmou, nesta quarta-feira (10/4), que o governo federal deverá homologar seis terras indígenas em abril. A declaração da ministra aconteceu durante evento sobre empreendedorismo social em Oxford, na Inglaterra.
“Temos ainda um passivo muito grande de territórios a serem reconhecidos. Em um ano de governo, conseguimos homologar oito. Apresentamos 14 áreas no início do governo, prontas para serem homologadas. E estamos trabalhando para que ainda no final de abril possamos cumprir essa meta”, afirmou Guajajara.
A ministra discursou na abertura do plenário do Skoll World Forum 2024. O evento tem como objetivo discutir ações para conter o cenário de mudanças climáticas e impactos sociais contemporâneos.
Durante o ano passado, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demarcou oito terras indígenas. Ativistas em defesa dos direitos das comunidades originárias pediam a homologação de 14 territórios.
“A demarcação dos territórios indígenas segue sendo uma das prioridades dos povos indígenas do Brasil. Eu me tornei ministra para levar essa demanda e estamos trabalhando intensivamente para avançarmos cada vez mais [nesse tema]”, concluiu a ministra dos Povos Indígenas.
Nesta terça-feira (9/4), lideranças indígenas dos povos Xokleng, Guarani e Kaingang protestaram em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para pedir a demarcação de terras e a proteção.