metropoles.com

Governo decreta calamidade pública no ES após tempestade

A portaria com a determinação está no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. O temporal deverá atingir principalmente as cidades do sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Espírito Santo/Divulgação
Chuvas Espirito Santo
1 de 1 Chuvas Espirito Santo - Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação

O governo federal decretou situação de calamidade pública em quatro municípios do sul do Espírito Santo. Os problemas relacionados às fortes chuvas levaram o Ministério do Desenvolvimento Regional a tomar a atitude.

A portaria com a determinação está no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22/01/2020). A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vai auxiliar as cidades de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta a recuperarem os danos.

Com o decreto de calamidade pública, o governo federal envia recursos, envia agentes da Defesa Civil e kits emergências de água, comida e medicamentos. Já o estado pode atrasar dívidas, comprar sem licitação e atrasar execução de gastos.

O Espírito Santo recebeu, na tarde dessa terça-feira (21/01/2020), sinal de alerta máximo para tempestades, que deverão começar a partir desta quarta-feira (22/01/2020) e se estender até a sexta-feira (25/01/2020).

DOU/Reprodução

O temporal deverá atingir principalmente as cidades do sul do Espírito Santo — que já sofrem com as perdas provocadas pela chuva da última sexta-feira (17/01/2020) — e a região metropolitana de Vitória.

Esta é a primeira vez que o estado recebe esse tipo de alerta. O informativo foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), após orientação conjunta do Instituo Nacional de Metereologia (Inmet), do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), além da Defesa Civil Nacional.

As chuvas que atingem o Espírito Santo mataram sete pessoas e deixaram mais de 2,2 mil pessoas desabrigadas. Em alguns locais, a enchente passou de quatro metros de altura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?