Governo de SP prorroga fase de transição e suspende flexibilização
Novas medidas foram anunciadas para conter o aumento de casos da Covid-19 no estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26/5) a suspensão da flexibilização da fase de transição prevista para o próximo dia 1º de junho.
A medida foi tomada para conter o aumento de casos da Covid-19 no estado. Após três semanas de baixa, a taxa de ocupação nas UTIs voltou a bater 80%.
Com isso, fica prorrogada por mais 14 dias a atual fase de transição, até 14 de junho, com manutenção do toque de recolher entre 21h e 5h.
Pelas regras atuais, os estabelecimentos comerciais podem funcionar até 21h com 40% da capacidade de ocupação. A flexibilização que estava prevista para junho ampliava o horário até às 22h.
Veja as regras:
Em coletiva de imprensa nesta quarta, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que há um aumento de casos e de internações, com acréscimos de 8,3% e 7,8%, respectivamente.
Veja os dados apresentados nesta quarta-feira:
O coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, fez um apelo à população para que continue a respeitar os protocolos de segurança sanitária. “É preciso dar ênfase a dois aspectos comportamentais: as pessoas precisam estar cientes de que a medida do distanciamento e uso da máscara, além de evitar aglomerações.”
Ele afirmou ainda que o governo estuda maneiras para frear a pandemia e que aos poucos a diretriz vai migrar de abrir e fechar estabelecimentos para um monitoramento mais inteligente, com maior qualificação.
Uma das medidas anunciadas pelo governo e endossada por Gabbardo é a ampliação da testagem. “Essa ampliação, com capacidade de resultado rápido e custo menor, vai permitir identificar quem é portador do vírus, isolar, criar distanciamento e, assim, reduzir a transmissibilidade da doença”, explicou.
Também para conter a pandemia, o governo anunciou 10 eventos teste no estado, como festas e eventos sociais. Os participantes serão testados e monitorados.