Governo de SP promete liberação da Marginal Tietê em até 10 dias
Prazo pode ser menor caso concessionária consiga preencher buraco deixado por acidente com argamassa rapidamente
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Governo do Estado de São Paulo garantiu que vai liberar a pista local da Marginal Tietê para carros em até dez dias. A via está interditada desde essa terça-feira (1/2) por causa da abertura de uma cratera nas obras da Linha-6 Laranja do Metrô.
De acordo com o secretário Paulo Galli, a concessionária Acciona, responsável pela obra, trabalha com duas possibilidades. Caso consiga preencher todo o buraco com argamassa com agilidade, a pista poderá ser liberada ainda nesta semana.
Dezenas de caminhões estão levando concreto e pedras para encher o vão. São ao menos 50 veículos com pedras, e a expectativa é que sejam realizadas mais de mil viagens de caminhões de concreto.
Entretanto, se isso não for suficiente, será necessário construir na Marginal uma barreira de estacas para conter a expansão da cavidade – o que leva mais tempo. Isso porque, no fim da tarde de ontem, a cratera começou a aumentar. Se essa for a alternativa, a pista só deve ser liberada em 11/2, segundo a Acciona.
O plano de contingência da empresa é composto de quatro etapas, iniciando pelo aterramento do poço para impedir a perda de solo, seguido da interrupção do fluxo de interceptor de esgoto, depois o preenchimento da cavidade com argamassa e a construção da barreira de estacas. Há ao menos 100 pessoas trabalhando nesse preenchimento.