metropoles.com

Governo de SP evita estabelecer nova data para vacina contra Covid-19

Instituto Butantan aguarda dados para conclusão de dossiê para registro na Anvisa, o que deve acontecer até o fim do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, evitou estabelecer um prazo para que a disponibilidade da vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, em entrevista nesta segunda-feira (19/10). A expectativa do órgão regulador é de entregar ainda este ano o dossiê para o registro da Coronavac na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com isso, deve ser adiada data para o início da vacinação para os profissionais da saúde, que estava prevista para dezembro pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Para saber a eficácia da vacina, ainda é preciso preciso que 61 voluntários testados pelo instituto apresentem sintomas de Covid-19. Segundo Dimas, sem esses dados, não é possível completar o dossiê que será entregue para a Anvisa.

4 imagens
O mundo ainda aguarda a confirmação da eficácia das vacinas
Vacina coronavac
1 de 4

Fachada do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo

Divulgação
2 de 4

3 de 4

O mundo ainda aguarda a confirmação da eficácia das vacinas

Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub
4 de 4

Vacina coronavac

Governo do Estado de São Paulo

“É possível que nós tenhamos esses números muito rapidamente. Quando eu falo muito rapidamente, é na perspectiva de acontecer entre novembro e dezembro” , afirmou o diretor, acrescentando que o aumento no número de voluntários pode acelerar o processo.

Otimismo contido

Dimas ponderou que as perspectivas são “relativamente” otimistas para que o dossiê seja concluído, mas não é possível estabelecer uma data. “Esperamos que até o fim deste ano essa vacina tenha seu dossiê entregue na nossa Anvisa, e que a Anvisa possa proceder muito rapidamente a análise e o registro da vacina”, disse, em coletiva, ao lado do governador de São Paulo.

Segundo números divulgados pelo governo estadual, estudos clínicos com 9 mil voluntários com idade entre 18 e 59 anos no país mostram que 35% tiveram reações adversas leves após a aplicação, como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Doria disse que os resultados mostram que a Coronavac é a vacina a mais segura e avançada em testes no Brasil, com os melhores e mais promissores índices. “A vacina do Butantan foi a que apresentou menor índice de efeitos adversos e melhores resultados até o presente momento”, acrescentou o governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?