Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a abertura de um novo hospital de campanha, no bairro de Santa Cecília, região central da capital paulista, para atender pacientes com Covid-19.
Batizado de Hospital de Campanha Metropolitano, o espaço, oferecido pela iniciativa privada, terá 180 leitos, sendo 130 de enfermaria e 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o governador, a equipe terá 900 profissionais, entre eles cerca de 150 médicos.
A Secretaria da Saúde selecionará nesta semana a Organização Social de Saúde (OSS) que será responsável por operacionalizar o hospital em parceria com a pasta. Serão investidos R$ 12 milhões por mês para custeio e montagem do novo serviço, que deve entrar em funcionamento a partir do dia 31 de março.
Com o novo serviço, serão 193 leitos de UTI e 215 de enfermaria distribuídos entre o Metropolitano e os demais 11 hospitais de campanha anunciados neste mês pelo governo de SP. A Secretaria de Estado da Saúde também mantém outros quatro hospitais de campanha instalados ainda em 2020, que somam mais 65 leitos de enfermaria e 59 de UTI.
O governo busca ampliar a rede para tentar evitar o colapso do sistema de saúde no estado, que vem registrando mortes por Covid-19 de pacientes que esperavam uma vaga de UTI.