Governo de Goiás suspende atendimento nos Vapt Vupts por 14 dias
Suspensão do serviço de atendimento rápido do governo que funciona em todo o estado foi ocasionada pelo agravamento da pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Todas as unidades do Vapt Vupt, serviço de atendimento rápido do Governo de Goiás, têm o funcionamento suspenso a partir desta quarta-feira (17/3). Isso serve tanto para Goiânia quanto para o interior do estado.
A suspensão ocorre em decorrência do agravamento da pandemia de Covid-19 em Goiás, que provoca um caos no sistema de saúde do estado. A suspensão do Vapt Vupt seguirá por duas semanas.
Em razão da alta demanda, e de uma maior antecedência no agendamento, os usuários com emissão do documento de identidade marcada para as datas de interrupção do serviço (17 a 30/3) devem aguardar o contato dos colaboradores do Vapt Vupt. A equipe do programa irá remarcar o atendimento para o decorrer dos 14 dias de flexibilização, a partir do dia 31 de março.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás, denominado Vapt Vupt, oferece serviços de diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal e de empresas privadas prestadoras de serviços de interesse público. Nesses locais pode ser realizadas demandas do Detran-GO, Saneago (Empresa de Saneamentos de Goiás) e Sine (Serviço Nacional de Emprego), por exemplo.
No municípios goianos localizados no Entorno do Distrito Federal as unidades do Vapt Vupt estão em Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Demais serviços
Já os usuários que tinham agendado qualquer outro serviço no Vapt Vupt, no intervalo dos 14 dias de suspensão das atividades, precisam marcar o procedimento novamente e aguardar o período de reabertura das agências para realização do atendimento.
Reabertura das agências
O funcionamento nos 14 dias de flexibilização continuará ocorrendo da mesma forma, somente por meio de agendamento prévio no portal www.vaptvupt.go.gov.br. O cidadão que tem serviços programados nas datas não impactadas pelo novo decreto terá os atendimentos mantidos sem modificações.
O funcionamento das unidades obedecerá à modalidade de escalonamento das atividades, que se inicia com 14 dias de suspensão, seguidos por 14 dias de funcionamento.
Novo decreto
A suspensão do atendimento nas agências Vapt Vupt segue o novo decreto do Governo de Goiás, publicado nessa terça-feira (16/3). O documento determina o revezamento de 14 dias de fechamento e 14 dias de reabertura, para os setores não essenciais. Além disso, fica proibido que cidades em situação de calamidade, estado decretado quando chega-se a níveis críticos, flexibilizam as medidas.
Nas últimas semanas, após o acirramento das regras locais, algumas cidades começaram a flexibilizar as ações de combate à doença e cederam à pressão de determinados setores econômicos, apesar da continuidade do grave contexto da pandemia.
De acordo com o mapa da gravidade da pandemia, atualizado semanalmente no painel eletrônico mantido pela SES-GO, apenas 11 dos 246 municípios goianos não estão em calamidade. Ou seja, as medidas anunciadas nesta terça valem para, praticamente, todo o estado.