metropoles.com

Governo da Paraíba admite aplicação de vacinas vencidas

Revelação veio em reportagem do Metrópoles, que encontrou casos em 160 cidades de 23 estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo da Paraíba admitiu que vacinas vencidas contra a Covid-19 foram aplicadas em 94 pessoas depois de reportagem do Metrópoles revelar que isso aconteceu em 160 cidades de 23 estados do Brasil. O secretário de Gestão da Secretaria de Saúde do estado deu entrevista à uma tevê local sobre o caso.

Segundo a secretaria, as pessoas serão acompanhadas para observação de eventuais efeitos adversos, mas devem ser vacinadas com a segunda dose normalmente.

O governo do estado foi procurado em 20 de abril e questionado sobre a questão. A Secretaria de Saúde do estado não respondeu às perguntas enviadas.

A Paraíba não foi a primeira Unidade da Federação que admitiu o problema depois das revelações do Metrópoles. A prefeitura de Dracena (SP), onde 80 doses vencidas foram aplicadas, foi procurada também no dia 20 de abril. O Executivo local não respondeu aos questionamentos, mas o prefeito da cidade utilizou os dados enviados por e-mail para admitir o problema em uma postagem nas redes sociais.

Nesta segunda-feira (26/4), um inquérito da Polícia Civil foi aberto na cidade para apurar o ocorrido. O inquérito tem prazo de 30 dias.

Todos os casos dizem respeito a três lotes de vacinas da Astrazeneca fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia, em outubro do ano passado e importadas para o Brasil no início do ano. Eles são identificados como 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005.

Como o imunizante desenvolvido pela farmacêutica em parceria com a Universidade de Oxford tem prazo de validade de seis meses, os lotes venceram em março e abril deste ano.  As vacinas do Instituto Butantã tem prazo de validade de um ano e nenhum venceu até o momento.

A aplicação fora do prazo tem como consequência principal a ineficácia do imunizante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?