Governo da Bahia quer chineses no lugar da Ford; SP lamenta fechamento
Anúncio de fim da produção no país foi feito pela empresa nesta segunda-feira (11/1). Trabalhadores de SP, BA e CE serão afetados
atualizado
Compartilhar notícia
Os governos dos estados de São Paulo e Bahia, onde as fábricas da Ford serão fechadas a partir de 2021, lamentaram o encerramento das atividades da empresa no Brasil. A razão alegada para o fechamento é o impacto econômico gerado pela pandemia de Covid-19 e “anos de perdas significativas” no país.
O anúncio foi feito pela empresa norte-americana nesta segunda-feira (11/1). As fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) serão fechadas imediatamente. Enquanto isso, a unidade de Horizonte (CE) deve fechar as portas até o quarto trimestre de 2021. A reportagem entrou em contato com o governo do Ceará, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou o fechamento das fábricas e destacou os impactos socioeconômicos que a medida vai gerar, tendo em vista que a Ford é uma “importante geradora de empregos e renda” na região.
O chefe do estado disse que entrou em contato com a Embaixada da China para procurar possíveis investidores interessados em assumir o negócio, mas não informou se obteve retorno.
Rui Costa afirmou, ainda, que tentou buscar soluções para o problema junto à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), discutindo a formação de um grupo de trabalho para “avaliar possibilidades alternativas ao fechamento”.
Manutenção de unidades
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também lamentou a saída da Ford em publicação no Twitter, ao que afirmou ser uma “decisão global da Ford Motors”. “No estado de São Paulo, serão mantidos 700 trabalhadores em atividades no município de Tatuí e na capital”, disse.
Lamento decisão da Ford de encerrar sua produção de automóveis no Brasil. A medida afeta o fechamento de fábricas no Ceará, Bahia e SP. Foi decisão global da Ford Motors.
No Estado de SP, serão mantidos 700 trabalhadores em atividades no município de Tatuí e na Capital.— João Doria (@jdoriajr) January 11, 2021
O fechamento da fábrica da montadora em Taubaté vai afetar mais de 800 trabalhadores. Em SP, a empresa manterá o Campo de Provas, em Tatuí, além da sede regional.