metropoles.com

Governo cria nova estatal que vai gerir Eletronuclear e Itaipu

Decreto foi publicado nesta segunda-feira (13/9) e viabiliza a privatização da Eletrobras, aprovada pelo Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Itaipu Binacional/Reprodução
Itaipu Binacional
1 de 1 Itaipu Binacional - Foto: Itaipu Binacional/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto para criar uma nova estatal, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), que será responsável por assumir a Eletronuclear e Itaipu Binacional. As duas devem seguir sob controle da União após o repasse da Eletrobras para a iniciativa privada.

Segundo a legislação que viabiliza a privatização da Eletrobras, sancionada em julho, a operação de usinas nucleares e a aquisição dos serviços de eletricidade da Itaipu Binacional deve ficar sob o controle da União.

A Constituição Federal estipula que a exploração nuclear é exclusiva da União. Já o Tratado de Itaipu não permite mudanças na gestão da empresa que não tenham sido aprovadas pelo Paraguai. A hidrelétrica utiliza recursos hídricos do Rio Paraná, pertencente ao Brasil e ao Paraguai, e é gerida pelos dois países.

O decreto de criação da ENBpar (veja a íntegra abaixo) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13/9).

A nova empresa pública será responsável também pela administração da conta corrente Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a gestão dos contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?