Governo cria comitê de cientistas para pesquisa sobre coronavírus
O grupo trabalhará na definição de prioridades de pesquisa e fará o assessoramento científico da União para tomada de decisões
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal criou nesta sexta-feira (13/03) um grupo de cientistas para fomentar a pesquisa sobre o coronavírus. Dirigido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o comitê será responsável também pelo assessoramento científico na tomada de decisões.
A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, batizou o grupo como Comitê de Especialistas Rede Vírus.
“O Comitê de Especialistas Rede Vírus é um fórum de assessoramento científico de caráter consultivo e tem por objetivo subsidiar este ministério na promoção da integração dos esforços de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em viroses emergentes”, determina a portaria.
Além disso, o grupo trabalhará na definição de prioridades de pesquisa nessa área do conhecimento; na articulação e integração de iniciativas de pesquisa; desenvolvimento e inovação relacionadas às viroses emergentes; e na promoção do desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o país no enfrentamento das viroses emergentes.
O comitê contará com integrantes da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (12/03), apontou que o Brasil tinha 77 casos confirmados de coronavírus. Após o balanço, Minas Gerais confirmou mais um caso, o segundo no estado.