metropoles.com

Governo elabora termos da compra e doação de câmeras para fardas

Ministro Flávio Dino diz que pasta elabora termos de referência para doação de câmeras aos estados que tiverem interesse

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles
1 de 1 ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a pasta tem elaborado termos de referência para a compra e doação de câmeras para fardas de policiais aos estados que têm interesse. A informação foi dita por Dino na última segunda-feira (18/9), após questionamento do Metrópoles sobre o andamento da implementação da medida prometida desde o início da gestão.

“O assunto não ficou pelo caminho. Pelo contrário, está em pleno andamento. Agora, evidentemente, nós temos alguns debater a fazer com os estados. Nós trabalhamos no âmbito de uma federação. Não impomos a nossa vontade aos estados. Nós dialogamos com os estados. E o que nós discutimos: a forma de implantação, cronograma e qual a tecnologia”, disse.

Em abril, Dino disse que a partir de 2024, os estados que instalarem câmeras de segurança nas fardas dos policiais receberiam incentivo financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Apesar da promessa, no mês passado o ministério publicou três portarias sobre as novas regras de uso do fundo para 2023 e 2024, e o uso de câmeras nas fardas não está entre as exigência.

Detalhes das câmeras para fardas

Sobre isso, Dino disse que a portaria editada ainda não prevê a obrigatoriedade porque o ministério ainda está realizando estudos técnicos para definir qual equipamento será usado, como será a filmagem e análise das imagens.

“Todo mundo sabe que isso vai gerar milhares de horas de imagens todos os dias, e é preciso ter ferramentas de inteligência artificial que consiga filtrar e analisar as imagens”, disse. Segundo ele, uma delegação foi enviada para a China para uma feira de segurança, com o objetivo de observar algumas alternativas.

A expectativa, conforme Dino, é que até o fim do ano seja concluída toda a fase de estudo, análise e confecção de termo de referência, para que haja uma “alternativa tecnológica patronizada a propor aos estados”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?