metropoles.com

Governo cobra de técnicos resposta sobre proposta de reajuste de 28%

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu até terça (28/5) para técnicos da Educação assinarem proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Fasubra
Iniciando a reunião com o MGI. (3)
1 de 1 Iniciando a reunião com o MGI. (3) - Foto: Reprodução/Fasubra

O governo federal apresentou proposta para os técnico-administrativos em educação (TAEs), na última semana, e agora aguarda a resposta da categoria. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estipulou a terça-feira (28/5) como data-limite para a assinatura do acordo.

Em nota, o MGI informou que a proposta do governo representa um ganho médio de renda de 28% ao longo dos 4 anos de mandato do presidente Lula (PT). “O ganho corresponde a uma porcentagem maior que a inflação projetada no período”, destacou a pasta.

A proposta consiste em um reajuste de 9% em 2025 e 5%, em 2026, além de incluir uma reestruturação da carreira, que eleva o percentual de aumento para as categorias dos técnico-administrativos em Educação com menores salários.

“Com isso o ganho varia de 14,5% a 26,2% entre 2025 e 2026, que, somado aos 9% concedidos ano passado, levam a ganhos que variam de 24,8% a 37,6% em 4 anos, superando a inflação esperada para o mesmo período de 15%”, informou a pasta.

A proposta foi apresentada pelo governo federal na última terça-feira (21/5). O secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, chegou à reunião afirmando que essa seria a proposta final.

Assim como ocorreu na última proposta apresentada aos docentes de universidades e institutos federais, o governo não propôs nenhum percentual de correção neste ano, mas ofertou reajustes para os próximos dois anos.

Em relação à primeira proposta, apresentada em 19 de abril, foi mantida a oferta de 9% em 2025 e houve um incremento para 2026, que subiu de 3,5% para 5%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?