metropoles.com

Governo chancela privatização de usina hidrelétrica e Nuclebrás

A inclusão no Programa Nacional de Desestatização (PND) foi publicada no Diário Oficial da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Nuclebras
nuclebras
1 de 1 nuclebras - Foto: Divulgação/Nuclebras

O governo federal chancelou a privatização da Usina Hidrelétrica de Formoso, no leito do rio São Francisco, na região do município de Pirapora (MG), e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (foto em destaque).

A determinação do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) e a inclusão no Programa Nacional de Desestatização (PND) foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (06/12/2019).

No caso da usina hidrelétrica, o governo determinou que os leilões sejam realizados em 2020. O ocorrerá após o “licenciamento ambiental e de outras medidas necessárias à sua viabilização”.

A estatal Nuclebrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada em 1975 e produz bens de capital sob encomenda, preferencialmente na área de caldeiraria pesada.

A vendas são justificadas da seguinte forma: “Considerando a necessidade de ampliar as oportunidades de investimento e emprego no país e de estimular o desenvolvimento econômico nacional, em especial por meio de ações centradas na ampliação e na melhoria dos serviços prestados à população brasileira”, destaca o despacho.

Criação de grupo
O governo quer acelerar privatizações das estatais de petróleo. Ministérios de Minas e Energia, Economia e Casa Civil, além da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis farão coordenação do grupo.

A estrutura que avaliará “ações centradas na ampliação e melhoria da infraestrutura e na ampliação da exploração e produção de petróleo e gás natural”.

No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o projeto de lei que viabiliza a privatização da Eletrobras. O governo prevê arrecadar R$ 16,2 bilhões.

Desde o início do governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem sustentado a necessidade de vender empresas do setor para melhorar as contas públicas do estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?