metropoles.com

Governo brasileiro lamenta “tom ofensivo” em declaração da Venezuela

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores diz que recebeu “com surpresa” o “tom ofensivo” das declarações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Colagem mostra Lula e Maduro - Metrópoles
1 de 1 Colagem mostra Lula e Maduro - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota, nesta sexta-feira (1º/11), sobre as manifestações recentes de autoridades venezuelanas sobre o Brasil.

Na nota, o governo brasileiro diz que recebeu com “surpresa” o “tom ofensivo” das declarações. Além disso, considerou que a “opção por ataques pessoais e escaladas retóricas” não condiz com a “forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”.

Nessa quinta-feira (31/10), a Polícia Nacional Bolivariana publicou uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira do Brasil, com a seguinte mensagem: “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”.

Além disso, no sábado (26/10), sem apresentar provas, o Ministério Público da Venezuela acusou Lula de forjar um acidente doméstico para não comparecer à cúpula do Brics.

A relação com a Venezuela se acirrou após o Brasil vetar a entrada do país vizinho no Brics.

Veja o comunicado completo do Itamaraty:

O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais.

A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo.

O Brasil sempre teve muito apreço ao princípio da não intervenção e respeita plenamente a soberania de cada país e em especial a de seus vizinhos.

O interesse do governo brasileiro sobre o processo eleitoral venezuelano decorre, entre outros fatores, da condição de testemunha dos Acordos de Barbados, para o qual foi convidado, assim como para o acompanhamento do pleito de 28 de julho.

O governo brasileiro segue convicto de que parcerias devem ser baseadas no diálogo franco, no respeito às diferenças e no entendimento mútuo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?