metropoles.com

Governo brasileiro condena bombardeios e ataques contra Israel

Governo brasileiro condenou série de bombardeios e ataques, realizados neste sábado (7/10), contra Israel por parte do grupo Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amir Levy/Getty Images
Foto colorida de prédio destruido após ataques a Israel - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de prédio destruido após ataques a Israel - Metrópoles - Foto: Amir Levy/Getty Images

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu nota condenando a série de bombardeios e ataques terrestres, realizados neste sábado (7/10), contra Israel por parte do Hamas. O órgão também expressou “condolências aos familiares das vítimas” e manifestou solidariedade ao povo de Israel.

“Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”, sinalizou a pasta. Até o momento, não há vítimas brasileiras em Israel e na Palestina.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores informou que, na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão.

4 imagens
Ataques a Israel deixaram, ao menos, 22 mortos
Ataque de mísseis do Hamas a Israel
Prédio atingido por bombardeio do Hamas
1 de 4

Grupos palestinos quebram cerca na Faixa de Gaza

Ashraf Amra/Anadolu Agency via Getty Images
2 de 4

Ataques a Israel deixaram, ao menos, 22 mortos

3 de 4

Ataque de mísseis do Hamas a Israel

Mahmoud Issa/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
4 de 4

Prédio atingido por bombardeio do Hamas

Amir Levy/Getty Images

“O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz”, afirmou.

Ataques em Israel

Israel foi alvo de bombardeios e invasões terrestres na manhã deste sábado (7/10). Autoridades do país classificam este ataque-surpresa como um dos maiores dos últimos anos. O Grupo Hamas reivindicou a autoria.

Imagens mostram homens armados invadindo Israel a partir da Faixa de Gaza, além de bombardeios com foguetes. Segundo as agências de notícia, sirenes de aviso foram ouvidas em diversas regiões; entre elas, Tel Aviv e Jerusalém.

Um comandante do movimento islâmico Hamas reivindicou a autoria dos ataques, considerados como o início de uma operação. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação”, afirmou Mohammad Deif.

Em pronunciamento à televisão estatal israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu lançou a operação “Espadas de Ferro” e a convocação de reservistas do exército.

“Nós estamos em guerra. Vamos lutar com um poder que o inimigo ainda não conhece”, declarou Netanyahu. Até o começo da manhã deste sábado, cerca de 2,2 mil foguetes foram disparados em direção a Israel.

Até o momento, há a confirmação de ao menos 40 israelenses mortos, e 740 feridos. Na Palestina, pelo menos 198 foram mortos, disseram fontes médicas em Gaza à Al Jazeera, e há mais de mil pessoas feridas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?