metropoles.com

Governo brasileiro autoriza compra das vacinas Sputnik V e Covaxin

Extratos de dispensa de licitação das vacinas da Rússia e Índia foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sputnik V/Divulgação
Sputnik V
1 de 1 Sputnik V - Foto: Sputnik V/Divulgação

O Ministério da Saúde autorizou a dispensa de licitação para a compra das vacinas contra Covid-19 Sputnik V e Covaxin, o que, na prática, permite a aquisição dos imunizantes. Os extratos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (19/2).

No caso da Sputnik V, vacina da Rússia que será produzida no DF, a aquisição terá o custo de R$ 693,6 milhões. Já a compra da vacina da Índia deve ser orçada em R$ 1,614 bilhão. Não há especificação sobre a quantidade das doses contratadas. Pelo cronograma do governo federal, serão entregues, a partir do próximo mês, 20 milhões de doses da Covaxin e 10 milhões da Sputnik V.

A dispensa de licitação é permitida pela Medida Provisória nº 1.026, que prevê medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística destinados à imunização contra o novo coronavírus.

Uso emergencial

O Ministério da Saúde colocou a condição de só fazer o pagamento dos valores previstos na compra se houver autorização de uso emergencial ou registro dos imunizantes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

A Sputnik V demonstrou eficácia de 91,6% contra o novo coronavírus, segundo estudo publicado no início de fevereiro pela revista científica The Lancet. A proteção contra quadros moderados e graves chegou a 100%.

A vacina da Índia está em uso emergencial no seu país de origem, mas tem dados de eficácia ainda desconhecidos. A Covaxin é fabricada pela Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?