metropoles.com

Governo brasileiro anuncia aumento de 10% na produção de petróleo

Aumento corresponde a um adicional de 300 mil barris de petróleo produzidos por dia até o fim deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Tama/Getty Images
plataforma de petróleo petrobras
1 de 1 plataforma de petróleo petrobras - Foto: Mario Tama/Getty Images

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira (23/3) que o Brasil irá aumentar em 10% a sua produção de petróleo até o fim deste ano. O aumento corresponde a um acréscimo diário de 300 mil barris de petróleo, de acordo com o ministro.

“Quando indústria e governo trabalham em colaboração e consenso no que precisa ser feito, isso permite um impacto maior e mais rápido. Nesse sentido, estou feliz em anunciar que o Brasil vai incrementar sua produção de petróleo, adicionando 300 mil barris por dia até o final do ano”, disse.

O anúncio foi feito durante o encontro anual de ministros de energia dos países membros e associados da Agência Internacional de Energia, em Paris.

Bento Albuquerque afirmou que o aumento na produção será a contribuição do Brasil para a “estabilização dos mercados globais de energia”, setor que foi afetado diretamente pela guerra na Ucrânia.

“Isso é resultado de avanços regulatórios, modernização do mercado brasileiro de energia e investimentos consistentes realizados no pré-sal”, afirmou Albuquerque.

Os preços do petróleo subiram mais de 30% desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, e os Estados Unidos e outros países impuseram sanções ao governo russo. Naquele dia, o barril foi negociado acima dos US$ 100 pela primeira vez desde 2014.

Nesta semana, o barril do tripo Brent chegou a casa de US$ 120. A alta é resultado do temor pela falta de oferta do produto no mercado global. Os Estados Unidos lideram uma campanha para que países aumentem o número de barris à venda por dia para diminuir a dependência da Rússia, responsável por cerca de 12% da produção mundial de óleo e gás.

3 imagens
Bento Albuquerque
Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque
1 de 3

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

Marcelo Camargo/Agência Brasil
2 de 3

Bento Albuquerque

Agência Brasil
3 de 3

Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Energia renovável

Apesar de ter ressaltado a importância do petróleo, o ministro falou que “a transição energética deve avançar de mãos dadas com a segurança energética”. Albuquerque ainda disse que o Brasil tem dado um “salto significativo” em fontes limpas e renováveis, como bioenergia e biocombustíveis, solar e eólica, e eficiência energética.

O ministro também mencionou o novo programa nacional de biometano, lançado no início desta semana. “Nós anunciamos um novo programa governamental para fomentar a produção e o uso sustentável de biometano, que terá um grande impacto no nosso agronegócio, tornando-o ainda mais sustentável”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?