metropoles.com

Governo assina acordos com categorias que somam 345 mil servidores

Acordos beneficiam as carreiras administrativas e da Previdência, Saúde e Trabalho. Haverá reajustes em 2025 e 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara
Acordo
1 de 1 Acordo - Foto: Gustavo Alcântara

O governo Lula (PT) assinou, na segunda-feira (17/6), acordos com duas das maiores carreiras do serviço público federal, que representam cerca de 345 mil servidores públicos ativos e inativos.

Tratam-se de funcionários ligados ao Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) — as carreiras administrativas — e aos Planos Correlatos e da Previdência Saúde e Trabalho (PST), sendo que nessa última estão incluídos agentes de endemias e servidores do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).  

Os acordos aprovados preveem reestruturação das carreiras, sem correção salarial em 2024. Estão firmados reajustes de 9% em janeiro de 2025 e de 5% em abril de 2026.  

Para os níveis superior e intermediário, está prevista nos próximos dois anos uma alta nos steps (degraus) de progressão e promoção funcional.

O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, celebrou o acordo firmado.

“Este governo está retomando um espaço democrático de negociação, algo que não existia nas gestões anteriores, quando os trabalhadores sequer eram ouvidos. Esse é um reconhecimento da importância do servidor público e da prestação dos seus serviços à sociedade”, afirmou Feijóo.  

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) ponderou que, apesar de o acordo assinado não ter sido o almejado, foi o acordo possível no contexto da atual conjuntura política e econômica.

A entidade reforçou que o processo em busca das perdas inflacionárias do setor público vai continuar e espera seguir discutindo a reestruturação das carreiras.

Pelos cálculos estimados pela Condsef, os acordos firmados no atual mandato Lula devem representar uma média de 10% de ganho real no período compreendido entre 2023 e 2026.

Com as propostas assinadas nessa segunda, o governo federal chega ao número de 16 acordos fechados com entidades representativas de servidores públicos, negociados em mesas específicas e temporárias de negociação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?