metropoles.com

Governo assina acordo que transfere voos do Santos Dumont para o Galeão

Aeroporto Santos Dumont poderá receber viagens em um raio de até 400 km de distância. Norma atende demanda estadual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SDU
Imagem colorida mostra pista do aeroporto Santos Dumont com aviões - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pista do aeroporto Santos Dumont com aviões - Metrópoles - Foto: Reprodução/SDU

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, assinou uma resolução nesta quinta-feira (10/8) que limita as operações do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A medida prevê a transferência de voos de um raio maior que 400km para o aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e passa a valer a partir de janeiro de 2024.

Ou seja, com a norma, o Santos Dumont só poderá manter rotas para São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Além disso, também serão interrompidas as viagens para aeroportos internacionais, como Guarulhos e Confins, por exemplo.

Confira aqui a publicação no Diário Oficial da União.

O deslocamento  foi uma demanda do governo estadual e da prefeitura do Rio, na tentativa de tentar estimular a demanda do Galeão, que sofre com a queda do volume de passageiros. Além disso, respeitar as características geográficas do Santos Dumont, limitado pela Baía de Guanabara.

A portaria foi assinada em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante visita do mandatário à capital fluminense. Nesta tarde, Lula visita as obras do novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa Tech) no Porto Maravilha, no Rio.

“Não é preciso ser engenheiro para saber que não tem sentido um aeroporto ficar paralisado porque as pessoas, por comodidade, querem sair do Santos Dumont. O Galeão foi construído pra ser o aeroporto internacional, para ser a entrada de qualquer estrangeiro que quisesse vir aqui para o Brasil”, explicou Lula, durante o evento.

Galeão x Santos Dumont

Os maiores aeroportos do Rio de Janeiro enfrentam um grande desequilíbrio em relação ao número de voos. Enquanto o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, opera no limite da sua capacidade, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, tem perdido cada vez mais na movimentação de passageiros.

Para combater o esvaziamento do Galeão, o ministro Portos e Aeroportos, Márcio França, determinou que a operação do Santos Dumont não ultrapasse o limite de 10 milhões de passageiros em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?