Itamaraty anuncia vice-chanceler da Ucrânia como embaixador no Brasil
Embaixada estava sem titular desde início da guerra. Anúncio ocorre no dia seguinte à visita de Celso Amorim, enviado de Lula, à Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal afirmou, nesta quinta-feira (11/5), que o vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Melnyk, assumirá o cargo de embaixador extraordinário da Ucrânia no Brasil. O anúncio ocorre menos de 24 horas após a viagem do assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, a Kiev.
Melnyk é um dos vice-chanceleres da Ucrânia e responsável pelas Américas na diplomacia de Kiev. Ele também participou da visita de Amorim ao país, e momentos antes do anúncio, publicou uma foto com Amorim nas redes sociais. Com a legenda: “Estamos mudando lentamente o clima entre a Ucrânia e o Brasil”.
Veja:
We are slowly changing the mood between Ukraine and Brazil😉 pic.twitter.com/yidGBW1mFq
— Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 11, 2023
Em declaração nesta quarta (10), após o encontro com o ex-chanceler, o representante da diplomacia ucraniana agradeceu Amorim pela visita e defendeu que o Brasil poderá “realizar um importante papel para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”.
“Se Ucrânia parar de lutar, não vai mais existir”, diz representante do país no Brasil
Visita a Kiev
A visita oficial a Kiev, realizada a pedido de Lula, marcou a tentativa do governo brasileiro de mostrar que pretende estabelecer o diálogo com todos os lados envolvidos na guerra.
Amorim esteve em Moscou no início de abril, onde encontrou-se com o presidente Vladmir Putin. A falta de uma visita ao outro lado da fronteira incomodou os ucranianos.
Segundo o governo brasileiro, o objetivo do encontro era que o ex-chanceler ouvisse de representantes do governo de Volodymyr Zelensky quais são as principais exigências para dar início a negociações de paz, em busca de encerrar o conflito com a Rússia, que se arrasta desde fevereiro do ano passado.