metropoles.com

Itamaraty anuncia vice-chanceler da Ucrânia como embaixador no Brasil

Embaixada estava sem titular desde início da guerra. Anúncio ocorre no dia seguinte à visita de Celso Amorim, enviado de Lula, à Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
ucrania celso amorim
1 de 1 ucrania celso amorim - Foto: Reprodução/Twitter

O governo federal afirmou, nesta quinta-feira (11/5), que o vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Melnyk, assumirá o cargo de embaixador extraordinário da Ucrânia no Brasil. O anúncio ocorre menos de 24 horas após a viagem do assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, a Kiev.

Melnyk é um dos vice-chanceleres da Ucrânia e responsável pelas Américas na diplomacia de Kiev. Ele também participou da visita de Amorim ao país, e momentos antes do anúncio, publicou uma foto com Amorim nas redes sociais. Com a legenda: “Estamos mudando lentamente o clima entre a Ucrânia e o Brasil”.

Veja:

Em declaração nesta quarta (10), após o encontro com o ex-chanceler, o representante da diplomacia ucraniana agradeceu Amorim pela visita e defendeu que o Brasil poderá “realizar um importante papel para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”.

“Se Ucrânia parar de lutar, não vai mais existir”, diz representante do país no Brasil

Visita a Kiev

A visita oficial a Kiev, realizada a pedido de Lula, marcou a tentativa do governo brasileiro de mostrar que pretende estabelecer o diálogo com todos os lados envolvidos na guerra.

Amorim esteve em Moscou no início de abril, onde encontrou-se com o presidente Vladmir Putin. A falta de uma visita ao outro lado da fronteira incomodou os ucranianos.

Segundo o governo brasileiro, o objetivo do encontro era que o ex-chanceler ouvisse de representantes do governo de Volodymyr Zelensky quais são as principais exigências para dar início a negociações de paz, em busca de encerrar o conflito com a Rússia, que se arrasta desde fevereiro do ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?