Governo anuncia vacinação para pesquisadores que vão morar no exterior
Bolsistas da CAPES e do CNPq terão direito à imunização. Calendário ainda deve ser divulgado
atualizado
Compartilhar notícia
O governo brasileiro vai dar direito à vacinação contra a Covid-19 aos pesquisadores que vão ao exterior e recebem a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é vacinar cientistas que conseguiram bolsas de doutorado para fora do Brasil, mas que não puderam viajar em função da pandemia.
O imunizante disponibilizado será o da Janssen, que garante a proteção em dose única, para que possam viajar até outubro. Segundo a presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, os pesquisadores precisarão apenas da autorização dos países de destino para realizar o intercâmbio.
Apenas pela Capes, a estimativa é de que 2.263 pesquisadores sejam vacinados, mas a lista completa ainda será divulgada. Bolsistas do CNPq, no entanto, deverão preencher, até esta segunda-feira (16/8), um formulário com informações sobre o status de vacinação e o município onde vivem.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a iniciativa “abre oportunidade para diversos pesquisadores retomarem ou iniciarem seus trabalhos”. Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a ação contribui para a qualificação dos profissionais brasileiros.