metropoles.com

Governo anuncia R$ 21,7 bi em obras de energia em cinco estados

Segundo ministro, a assinatura desta tarde traz “credibilidade” ao Brasil, além de gerar “mais de mil empregos, diretos e indiretos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Alexandre Silveira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Alexandre Silveira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou o investimento de R$ 21,7 bilhões em obras de contratos de transmissão de energia, referentes a um leilão realizado pelo governo federal no ano passado. O evento, no Palácio do Planalto, previa a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas houve cancelamento da ida do chefe do Executivo.

Os contratos envolvem cerca de 4 mil quilômetros de linhas de transmissão nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Segundo Silveira, a assinatura desta tarde traz “credibilidade” ao Brasil, além de gerar “mais de mil empregos, diretos e indiretos” e “inclusão social”.

Em conversa com jornalistas, o ministro disse que as Medidas Provisórias (MPs) sobre energia renovável, como eólica e solar, elaboradas pela pasta são “necessárias, porque o governo anterior foi omisso e perdeu o timing”.

As medidas são uma maneira do governo para tentar baratear o custo da conta de luz no país, em momento de queda de popularidade do presidente em pesquisas. Na segunda-feira (1º/4), Silveira e o ministro Fernando Haddad (Fazenda) se reuniram com Lula no Planalto para discutir o tema.

Para o ministro de Minas e Energia, liberar esse recurso seria essencial para “quitar contas da escassez hídrica e, somado a isso, nós entendemos e os números demonstram que o que ainda sobraria de recursos nós teríamos condição de chegar aí entre 3,6% e 5% de dedução da conta de energia de todos os brasileiros e brasileiras”.

Questionado sobre a possibilidade de troca na Presidência da Petrobras, Silveira se limitou a dizer que o cargo é escolha de Lula. “Eu sou liderado pelo presidente da República”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?