Governo anuncia envio de equipes da Defesa Civil e Saúde à Bahia
Pelo menos 19 cidades foram atingidas por fortes temporais, e 66 municípios estão em situação de emergência
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou o envio de equipes da Defesa Civil e do Ministério da Saúde à Bahia para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas no estado.
“Ontem, tivemos uma reunião de coordenação com o ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Cidadania, João Roma, e o governador da Bahia onde alinhamos as ações de socorro e resposta. Atuaremos unidos para resgatar as pessoas e levar assistência humanitária. Ficou acertada a instalação de mais uma base de apoio no estado, em Ilhéus”, disse o chefe do Desenvolvimento Regional.
Segundo Marinho, agentes da Polícia Rodovária Federal, Forças Armadas e bombeiros também participarão das operações, que contarão com equipamentos e veículos de outros estados.
Equipes da nossa @defesacivilbr e @minsaude decolaram nesta manhã para Ilhéus. Eles vão compor a operação conjunta com o governo do estado e @MinCidadania para ações de resposta às chuvas que atingem a Bahia desde novembro. Estamos mobilizados para apoiar as vítimas. Segue 👇 pic.twitter.com/FBY4ldenMQ
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) December 26, 2021
Até o momento, mais de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de áreas danificadas.
Desde o começo de dezembro, as chuvas castigam o estado da Bahia. Pelo menos 19 cidades foram atingidas por fortes temporais, e 66 municípios se encontram em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil da Bahia, os temporais já deixaram 17 mortos e aproximadamente 3,7 mil pessoas desabrigadas.
O governador Rui Costa determinou, na manhã de sábado (25/12), a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus.
De acordo com o governador, o objetivo é otimizar os esforços para auxiliar as cidades que sofrem com fortes chuvas nas regiões sul, sudoeste e extremo sul do estado.