metropoles.com

Governo amplia em 154 o número de cidades com vacina contra a dengue

Ministério da Saúde definiu os novos municípios que irão receber o imunizante contra a dengue levando em conta a transmissão da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde definiu nova estratégia, nesta quarta-feira (27/3), para ampliação da vacinação contra a dengue. Mais 154 municípios irão receber o imunizante, destinado para pessoas de 10 a 14 anos.

A vacina será enviada para municípios de grande porte com alta taxa de transmissão da dengue nos últimos anos e população igual ou superior a 100 mil habitantes. A previsão é que nas próximas semanas as novas doses sejam aplicadas.

Confira alguns dos municípios que serão contemplados com as novas doses:

  • Central (ES)
  • Betim (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Uberlândia/Araguari (MG)
  • Recife (PE)
  • Apucarana (PR)
  • Grande Florianópolis (SC)
  • Aquífero Guarani (SP)
  • Região Metropolitana de Campinas (SP)
  • São José do Rio Preto (SP)
  • São Paulo (SP)

O Ministério da Saúde recebeu uma nova remessa com 930 mil doses, elas serão destruídas para os 521 municípios selecionados inicialmente e para os 154 definidos com a nova estratégia de vacinação.

“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. Nós também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem, para que eles continuem a estratégia de vacinação”, afirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

Combate a dengue

Segundo a pasta de Nísia Trindade, há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril, outras 523 mil para junho e mais 84 para julho. Com isso, Eder Gatti reforça a necessidade de ampliação da vacinação contra a dengue. “Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, destacou.

As doses próximas do vencimento serão remanejadas dentro dos próprios estados. Não serão atingidos o Mato Grosso do Sul, porque todas as cidades já foram contempladas, e o Distrito Federal, pois não tem municípios. No entanto, as vacinas que sobrarem nessas unidades da federação serão destinados para o Amapá.

O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue) tem realizado visitas para acompanhar as ações de vigilância e assistência. O grupo esteve em Goiás, São Paulo (capital), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campinas (SP), e Rio Grande do Sul.

Cenário epidemiológico

O Brasil registrou, até esta quarta, 2.323.150 casos prováveis de dengue. Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, com informes diários sobre a doença.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o país já perdeu 830 vidas para a doença. Outros 1.269 óbitos estão sob investigação.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?