Governo alerta para golpe com vídeo falso de Haddad
Vídeo direciona para link que simula site do governo e cobra taxa para recuperação de dinheiro esquecido nos bancos
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal divulgou um alerta nesta quarta-feira (22/10) sobre um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o resgate de dinheiro esquecido em contas de bancos. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), trata-se de golpe.
O conteúdo direciona para páginas que simulam sites do governo e cobram uma taxa pelo resgate dos valores esquecidos nos bancos.
O governo federal ressalta que a consulta aos recursos deve ser feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, de forma gratuita.
Eventuais valores podem ser acessados usando o CPF do titular da conta. Além disso, é possível solicitar a restituição do dinheiro esquecido por meio do mesmo sistema do BC, com o login da Gov.br.
O governo também orienta os usuários que as páginas oficiais não são hospedadas em sites estrangeiros e terminam com a extensão “.br”.
“O governo federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em ‘.br’, você pode estar diante de uma ameaça virtual”, alerta a nota.