Governo abre inscrições para brasileiros que queiram sair de Israel
Brasileiros que querem deixar área de conflito podem preencher formulário em site. Seis aeronaves com 696 vagas são preparadas para resgate
atualizado
Compartilhar notícia
O governo brasileiro divulgou um site com um formulário para brasileiros que querem deixar Israel, em guerra contra o grupo islâmico armado Hamas, após um ataque surpresa no sábado (7/10). O documento pode ser acessado aqui.
Seis aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que totalizam 696 vagas, foram preparados para repatriar os brasileiros. No entanto, o governo recomenda que quem queira voltar tenha condições de comprar passagens aéreas e também tentem voltar em voos comerciais a partir do aeroporto de Ben-Gurion.
A estimativa das autoridades brasileiras é que cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil moram na Palestina.
O formulário para brasileiros em Israel pede informações básicas como número do passaporte, se é turista ou residente, quantidade de membros da família e local em que se encontra no país.
Médicos e psicólogos
Mais cedo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, divulgaram a operação de repatriação. Médicos e psicólogos serão enviados nos aviões para auxiliar os brasileiros.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com WhatsApp, permanecem em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.