metropoles.com

Governistas negociam com Salles para que Rui Costa não vá à CPI do MST

Comissão avalia os requerimentos de convocação em bloco. Governistas articulam para que ministro-chefe da Casa Civil não seja convocado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Kim Kataguiri (União Brasil-SP), 1° vice-presidente da CPI, faz uso da palavra
1 de 1 Kim Kataguiri (União Brasil-SP), 1° vice-presidente da CPI, faz uso da palavra - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lideranças do governo na Câmara dos Deputados tentam barrar a ida de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do presidente Lula, à CPI do MST para prestar depoimento. Os líderes articulam um acordo com o relator da comissão, deputado Ricardo Salles (PL-SP), para desistir de uma convocação ou mesmo de um convite ao ministro.

Nesta terça-feira (11/7) e nesta quarta-feira (12/7), a comissão avalia os requerimentos de convocação em bloco.

Em acordo com Salles e o presidente da comissão, o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), a avaliação do requerimento de convocação de Rui Costa foi adiada para 1º de agosto, na volta do recesso parlamentar.

De acordo com apuração do Metrópoles, Salles quer a presença do ministro na comissão de qualquer jeito e articula um convite, ao invés de convocação. O plano de Salles é que a CPI do MST, com a convocação de Costa, tome para si os holofotes dirigidos para a CPI do 8 de janeiro.

Por outro lado, ainda que insistam na presença de Rui Costa na comissão, Salles e Zucco entendem que bater de forma muito dura em Rui Costa poderia atrapalhar futuras negociações com o governo.

Rui Costa foi eleito governador da Bahia em 2014 e reeleito em 2018, permanecendo no cargo até o dia 1º de janeiro deste ano, quando assumiu a Casa Civil de Lula. Trata-se de um dos ministérios mais próximos à Presidência da República, responsável por coordenar ações do governo federal e acompanhar as atividades de outras pastas.

Uma possível queda de Rui Costa é ventilada nos corredores do Congresso. Dessa forma, a manobra para barrar a convocação para a CPI também leva em consideração uma tentativa de evitar que o desempenho de Costa no depoimento seja atrelada a uma eventual demissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?