metropoles.com

Governistas e oposição divergem sobre discurso de Lula na ONU

Enquanto governistas destacaram cobranças de Lula à ONU, oposição focou no combate aos desastres ambientais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de Lula e António Guterres dando aperto de mão e sorrindo para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula e António Guterres dando aperto de mão e sorrindo para a câmera - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Parlamentares da base do governo e de oposição divergiram nesta terça-feira (24/9) sobre o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

Durante a fala, o petista defendeu mudanças na estrutura da ONU, exigindo maior participação de países do Sul Global nos organismos internacionais, destacou a proteção do meio ambiente e condenou conflitos internacionais, como os que acontecem atualmente na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que o discurso do chefe do Executivo levou uma importante mensagem e defendeu a necessidade de uma “governança global democrática”. “Maior parte dos países e da humanidade está excluída das decisões, enquanto as grandes potências e o sistema financeiro determinam guerras, a fome, a desigualdade e agravam a crise climática”, escreveu.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) lembrou que Lula ter cumprimentado a delegação palestina no início de sua fala foi um “recado contundente contra o genocídio em Gaza”.

Congressistas de oposição, por sua vez, se indignaram com o trecho da fala de Lula onde o petista admitiu que “é preciso fazer mais” para combater as mais recentes crises climáticas do país.

“Lula envergonhou o Brasil perante o mundo ao confessar sua ineficiência no combate às enchentes no Sul e aos incêndios que assolam o país inteiro”, afirmou a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP).

O deputado federal Sanderson (PL-RS) lembrou as mais recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul: “O Sul enfrenta o maior desastre natural de sua história e o presidente Lula, ao invés de agir com firmeza, utiliza a ONU para confessar seu fracasso. Isso é inaceitável.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?