metropoles.com

Governadores pedirão à Anvisa que aceite decisão dos EUA quanto a vacinas

Medida agilizaria entrada de vacinas contra a Covid-19. Intenção é diminuir o tempo de espera para aprovação e dar início à imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Anvisa
1 de 1 Anvisa - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Governadores que integram o Consórcio Nordeste e o Fórum Nacional de Governadores vão protocolar um pedido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considere decisões tomadas por órgãos reguladores internacionais na liberação de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A medida seria uma forma de agilizar a entrada de imunizantes no país. A Anvisa já modificou alguns dos prazos para a aprovação de vacinas no Brasil.

O pedido, que deve ser protocolado ainda nesta quinta-feira (10/12), solicita que a Anvisa considere os entendimentos da agência reguladora dos Estados Unidos como válidas para o Brasil. A informação é do presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT-PI).

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

O governador cita a Lei nº 14.006, de 2020, aprovada em maio deste ano, como um dos parâmetros do pedido. A norma estabelece o prazo de 72  horas para que a Anvisa autorize a importação e distribuição de quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área de saúde registrados por autoridade sanitária estrangeira e aprovados para distribuição comercial em seus respectivos países.

A medida havia sido adiantada na última terça-feira (8/12). Pelo Twitter, o governador explicou o que o grupo pretende.

“A Anvisa vai aprovar em 72 horas vacinas que tiveram a certificação de agências internacionais reconhecidas. Assim, teremos a garantia de que a vacinação será iniciada o mais rápido possível, respeitando as fases e grupos unificados em todo país”, escreveu.

Aposta de vacina este ano

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, Wellington Dias afirmou que, com o reconhecimento, será possível iniciar a vacinação no país ainda este ano.

“Tecnicamente é possível que, em 72 horas, a Anvisa se posicione pela validação e em dezembro comece a vacinação. Qual é o problema: tem vacina? A produção da Pfizer tem nos Estados Unidos, na Bélgica, e o governo brasileiro fez apenas uma encomenda, não um contrato de compra. Então, é preciso um contrato de compra para receber. Chegando, estaremos preparados para vacinar”, afirmou.

Por enquanto, a vacina da Pfizer foi liberada para uso no Canadá, na Arábia Saudita e no Reino Unido, que começou a aplicação na população nesta semana. Na terça-feira, em reunião com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que tem um pré-acordo com a Pfizer para a compra de 70 milhões de doses da vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?