metropoles.com

Governadores do MA e CE viajam para China em meio a chuvas nos estados

Governadores Carlos Brandão e Elmano de Freitas integram comitiva presidencial rumo à China. Quase 11 mil estão desabrigados nos 2 estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
governadores em selfie na frente de avião - metrópoles
1 de 1 governadores em selfie na frente de avião - metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do Ceará, Elmano de Freitas (PT), embarcaram na manhã desta terça-feira (11/4) para a China, na comitiva presidencial ao país. A viagem ocorre enquanto os dois estados sofrem com os efeitos de fortes chuvas, que já deixaram quase 11 mil pessoas desabrigadas nas duas unidades federativas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para Xangai nesta manhã, acompanhado de ministros e governadores. Entre eles, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Carlos Brandão (PSB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA) e Fátima Bezerra (PT-RN).

No Maranhão, 64 municípios estão em situação de emergência em razão da temporada de chuvas que está intensa no estado e afeta diretamente mais de 35 mil famílias. Em todo o território maranhense, estima-se que mais de 8 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

No último domingo (9/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou as regiões atingidas acompanhado de Brandão e ministros de estado.

Ao anunciar a viagem nas redes sociais, Brandão declarou que os governadores do Nordeste estão “animados” com a viagem a Pequim. “Estamos confiantes de que voltaremos com boas notícias para os nossos estados”, escreveu.

Veja o post:

Questionado pelo Metrópoles sobre a viagem, o governo do Maranhão afirmou que “o estado não está desassistido”, e que o “governador interino, Felipe Camarão, continuará o trabalho”, assim como a Defesa Civil, que permanecerá atuando no resgate das vítimas.

“Todas as pastas envolvidas e que atuam de forma integrada seguem fazendo o que é necessário pela população. Por fim, o governador Brandão não está incomunicável”, declarou a assessoria do governador.

Ceará

A temporada de chuvas também tem causado muitos estragos no Ceará. De acordo com o último boletim de acompanhamento divulgado pelo governo estadual, 19 cidades decretaram situação de emergência, e uma, Milhã, está em estado de calamidade pública.

Ao todo, 7 pessoas morreram em decorrência de enchentes ou desabamentos e 29 ficaram feridas. Os desabrigados ou desalojados são 2.951. Para socorrer os mais afetados, o governo cearense distribuiu, nas últimas semanas, 2.660 cestas básicas e 464 colchões em 15 cidades.

Em entrevista ao portal do governo do Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) deu justificativas econômicas para a viagem.

“Queremos apresentar aos investidores chineses o potencial do Ceará na produção do hidrogênio verde e das demais fontes de energia limpa, além da nossa capacidade de expansão para o mundo por meio do Porto do Pecém, com nossa Zona de Processamento e Exportação”, disse o governador.

Nas redes sociais, Elmano declarou que viaja ao país asiático “para diversas reuniões com investidores locais em busca de novos negócios para o Ceará e para o país”, e que deixa a gestão nas mãos da vice-governadora Jade Romero.

Veja:

Viagem à China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, na manhã desta terça-feira (11/4), para a China, onde cumprirá agenda dos dias 12 a 14 de abril. Inicialmente, a viagem estava prevista para ocorrer no fim de março, mas precisou ser adiada após Lula ter sido diagnosticado com pneumonia e influenza.

Segundo o Palácio do Planalto, a comitiva presidencial é composta pelo ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).

A delegação brasileira também inclui os governadores Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Carlos Brandão (PSB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA) e Fátima Bezerra (PT-RN).

Além disso, a Presidência convidou 40 parlamentares para integrarem a comitiva, dos quais 26 confirmaram presença, sendo oito senadores e 19 deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?