metropoles.com

Governadores criticam Bolsonaro: “Decisão de comprar vacina não pode ser política”

Um dia antes, ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em reunião virtual com governadores, garantiu a compra de 46 milhões de doses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Messias Bolsonaro _ cerimonia programa idoso
1 de 1 Presidente Jair Messias Bolsonaro _ cerimonia programa idoso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que o Brasil não comprará vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, governadores reagiram com indignação e severas críticas. O chefe do Palácio do Planalto disse a apoiadores que o insumo “não será comprado”.

O embate ficou ainda mais inflamado por ocorrer um dias após o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, garantir que a pasta compraria 46 milhões de doses do insumo.

Ao Metrópoles, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), repudiou as declarações do presidente. “Ele está provando mais uma vez que despreza a vida dos brasileiros e que é o maior aliado do coronavírus”, criticou.

3 imagens
Bolsonaro diz que pandemia do novo coronavírus está acabando
Flávio Dino, governador do Maranhão
1 de 3

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Bolsonaro diz que pandemia do novo coronavírus está acabando

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Flávio Dino, governador do Maranhão

Marcello Casal Jr/ABr

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que o presidente deve se preocupar em “salvar vidas e libertar os brasileiros do coronavírus”. “Adquirir as vacinas, que primeiro estiverem a disposição, deve ser a meta primordial. Nesse contexto, não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos”, reclamou, em vídeo nas redes sociais.

No mesmo sentido, o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), rechaçou a fala de Bolsonaro. “A decisão deve ser técnica, não política. Temos instituições renomadas que estão trabalhando na segurança, técnica e agilidade para disponibilizar para a vacina para a população. Essa não deve ser uma discussão política”, frisou, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Parabéns ao ministro

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), parabenizou o ministro da Saúde, que foi confirmado nesta quarta com coronavírus, e disse que ele tomou medida sensata. “Estamos em guerra contra a Covid-19, que já matou mais de 150 mil no Brasil. O presidente não pode desmoralizá-lo e desautorizá-lo nesta luta. Minha total solidariedade ao ministro”, escreveu no Twitter.

Já o mandatário do Ceará, Camilo Santana (PT), cobrou que o governo federal guie suas decisões sobre a vacina da Covid-19 por critérios unicamente técnicos. “Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros”, salientou.

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB), ponderou que a influência de qualquer ideologia em temas fundamentais, como a saúde, só prejudica a população. “Defendemos que todas as vacinas consideradas seguras, avalizadas pelas autoridades, sejam disponibilizadas ao povo brasileiro. É preciso dar este passo na superação da Covid-19”, frisou.

No Piauí, o governador Wellington Dias (PT), reafirmou que o governo tinha assumido o compromisso de comprar a vacina. “O compromisso assumido ontem, em reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, foi o de comprar vacina produzida no Brasil, da Fiocruz e do Instituto Butantan, produção brasileira. A saúde do povo tem que estar em primeiro lugar”, destacou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?