metropoles.com

Governador do RJ revela “carros secretos” da PM e é alvo de críticas

Cláudio Castro (PL) publicou vídeo no Instagram em mostra o modelo dos novos carros à paisana. “Já avisou à bandidagem”, escreveu seguidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida de governador cláudio castro divulga carros de investigação da polícia do rio de janeiro
1 de 1 imagem colorida de governador cláudio castro divulga carros de investigação da polícia do rio de janeiro - Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro (RJ), Cláudio Castro (PL), foi alvo de críticas após divulgar na internet a nova frota de carros descaracterizados que serão utilizados pela Polícia Militar. Ao todo, 38 novos veículos serão incorporados aos trabalhos de inteligência e investigação da polícia.

Mas Castro cometeu uma “gafe”: em vídeo publicado no Instagram, ele deixou escapar o segredo da atuação à paisana da PM. Por mais que tenha tentado esconder alguns detalhes, como a parte frontal e a logomarca, ficou claro que os “carros secretos” são Nissan Kicks Active, produzidos na fábrica de Resende (RJ).

“Olá, gente! Você sabe que carro é esse aqui? Vem comigo que eu te explico. Essa aqui é uma das 38 novas viaturas do governo do estado, da nossa Polícia Militar. Nem parece viatura, né? A ideia é exatamente essa. São 38 carros, sem caracterização alguma, para serem utilizados no trabalho de inteligência”, diz o governador no vídeo, de dentro de um dos veículos.

Veja: 

 

Críticas

A exposição dos carros gerou críticas imediatas de internautas. “Já avisou à bandidagem qual carro é alvo”, escreveu um dos seguidores do governador. E outro complementou: “Quem tiver carro desse modelo, vende, porque, se entrar na comunidade, não vai sobrar nem o pneu”.

Fora a divulgação na internet, descobriu-se, ainda, que detalhes dos novos carros à paisana estão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo do Rio. Sem qualquer sigilo, internautas podem acessar dados como modelo, cores, placas e até o Renavam.

Castro alegou, após ser questionado sobre o fato, que, quando os carros utilizados pela polícia vão para as ruas, eles têm as placas alteradas. “Sempre foi assim e continuará assim, porque está na lei”.

O governador complementou dizendo que os veículos apresentados no vídeo não representam nem 10% da frota que será disponibilizada para 92 cidades do estado. “É uma agulha no palheiro achar que só esses 38 carros, de quase 400, vão causar risco a qualquer um”, minimizou.

O contrato fechado com a Nissan é de R$ 4,3 milhões, ou seja, R$ 114 mil para cada um dos 38 carros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?