metropoles.com

Governador do Rio Grande do Norte: “Alcaçuz será fechada em breve”

A expectativa é desativar a penitenciária até dezembro. Desde o início da rebelião no local, no último dia 14, houve 26 mortes de presos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo
Rebelição Alcaçuz
1 de 1 Rebelição Alcaçuz - Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), afirmou na quarta-feira (25/1) que a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, será desativada em breve. Desde o início da rebelião no local, no último dia 14, 56 detentos fugiram e 26 morreram.

De acordo com Faria, a desativação de Alcaçuz vai ocorrer quando as obras nos presídios de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró, todos no interior do estado, forem concluídas. A previsão é de que o fechamento ocorra no médio e no longo prazo. A expectativa é do encerramento das operações até dezembro.

Força-tarefa
Os 78 agentes da força-tarefa que vai agir no combate aos motins nos presídios do Rio Grande do Norte chegaram ao estado na noite da quarta-feira. Os homens vêm do Departamento Penitenciário Nacional; do Rio de Janeiro; do Ceará; de São Paulo; e do Distrito Federal.

O alvo da operação é a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde 26 detentos foram mortos desde o início do ano em rebelião motivada pela briga entre facções.

Muro
O governo tenta, aos poucos, retomar o controle do presídio. Uma das ações planejadas é a construção de um muro para separar as facções.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o muro definitivo deve ficar pronto em pouco mais de 15 dias. As placas pré-moldadas já foram encomendadas e, segundo o fabricante, devem ser entregues em cerca de 10 dias.

Além do muro, o governo potiguar tentou transferir detentos de Alcaçuz para o presídio de Parnamirim, mas a operação foi impedida pela Justiça. (Com Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?