Gov.br é a página de governo mais acessada no mundo, diz levantamento
A plataforma brasileira Gov.br é utilizada por mais de 150 milhões cidadãos e possibilita acesso a mais de 4,2 mil serviços digitais
atualizado
Compartilhar notícia
A página de login do Gov.br é a mais acessada do mundo, na categoria Governo, de acordo com o site Similarweb, especializado no tema e que analisa os portais mais acessados em diversas categorias.
Atualmente, a plataforma brasileira é utilizada por mais de 150 milhões cidadãos.
“O Gov.br é desenvolvido para facilitar a vida das pessoas, para evitar deslocamentos desnecessários para o acesso a serviços que já podem ser utilizados de forma digital. Este resultado mostra o quanto a população brasileira já incluiu o Gov.br em seu dia a dia, utilizando para simplificar a sua rotina”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Gratuita, a plataforma do Gov.br é utilizada para garantir ao cidadão brasileiro acesso aos mais de 4,2 mil serviços digitais do governo federal, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda, o Desenrola Brasil e o recém-lançado Celular Seguro.
Para fazer inscrição na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, o candidato precisava ter conta na plataforma. As inscrições foram finalizadas em 9 de fevereiro.
Governo federal já digitalizou 90% dos serviços; economia anual é de R$ 5 bi
Na plataforma, que é operada pelo Serpro, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista.
“O Gov.br tem mais de dois mil sistemas integrados funcionando em cerca de 500 servidores, que registram 4 mil acessos por segundo ao Portal Gov.br. Só o Serpro seria capaz de fornecer a estrutura capaz de sustentar um conjunto de serviços dessa magnitude”, explicou o presidente da empresa pública, Alexandre Amorim.
Segundo o presidente do Serpro, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (ECAC) e o Meu INSS.
Além disso, os cidadãos podem baixar certidões, como a de pessoa com deficiência e o certificado de Cadastro Único (CadÚnico), o que facilita o acesso a outros serviços públicos. Também existe a possibilidade de utilizar os serviços da Receita Federal, como a Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda, emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ.
Há três níveis de acesso à plataforma: Bronze, Prata e Ouro, que refletem a forma como a conta é criada ou validada.
Cadastro
Veja o passo a passo para cadastro no Gov.br:
- Acesse a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo;
- Faça o download e abra o aplicativo;
- A partir desse momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.
Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível Bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente.
Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma dos doze que estão credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original.
Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo, para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE), ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, acesse a página gov.br/conta.