metropoles.com

Gov.br é a página de governo mais acessada no mundo, diz levantamento

A plataforma brasileira Gov.br é utilizada por mais de 150 milhões cidadãos e possibilita acesso a mais de 4,2 mil serviços digitais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
App Gov.br/Divulgação
app gov.br
1 de 1 app gov.br - Foto: App Gov.br/Divulgação

A página de login do Gov.br é a mais acessada do mundo, na categoria Governo, de acordo com o site Similarweb, especializado no tema e que analisa os portais mais acessados em diversas categorias.

Atualmente, a plataforma brasileira é utilizada por mais de 150 milhões cidadãos.

“O Gov.br é desenvolvido para facilitar a vida das pessoas, para evitar deslocamentos desnecessários para o acesso a serviços que já podem ser utilizados de forma digital. Este resultado mostra o quanto a população brasileira já incluiu o Gov.br em seu dia a dia, utilizando para simplificar a sua rotina”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

Gratuita, a plataforma do Gov.br é utilizada para garantir ao cidadão brasileiro acesso aos mais de 4,2 mil serviços digitais do governo federal, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda, o Desenrola Brasil e o recém-lançado Celular Seguro.

Para fazer inscrição na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, o candidato precisava ter conta na plataforma. As inscrições foram finalizadas em 9 de fevereiro.

Governo federal já digitalizou 90% dos serviços; economia anual é de R$ 5 bi

Na plataforma, que é operada pelo Serpro, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista.

“O Gov.br tem mais de dois mil sistemas integrados funcionando em cerca de 500 servidores, que registram 4 mil acessos por segundo ao Portal Gov.br. Só o Serpro seria capaz de fornecer a estrutura capaz de sustentar um conjunto de serviços dessa magnitude”, explicou o presidente da empresa pública, Alexandre Amorim.

Segundo o presidente do Serpro, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (ECAC) e o Meu INSS.

Além disso, os cidadãos podem baixar certidões, como a de pessoa com deficiência e o certificado de Cadastro Único (CadÚnico), o que facilita o acesso a outros serviços públicos. Também existe a possibilidade de utilizar os serviços da Receita Federal, como a Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda, emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ.

Há três níveis de acesso à plataforma: Bronze, Prata e Ouro, que refletem a forma como a conta é criada ou validada.

Cadastro

Veja o passo a passo para cadastro no Gov.br:

  1. Acesse a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo;
  2. Faça o download e abra o aplicativo;
  3. A partir desse momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível Bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente.

Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma dos doze que estão credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original.

Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo, para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE), ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Em caso de dúvidas, acesse a página gov.br/conta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?