metropoles.com

Golpe do IPVA 2023: saiba como se proteger dos bandidos

Aprenda a identificar marginais reais que usam técnicas virtuais para esquemas de fraudes, como phishing, boleto falso e outras armadilhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Freepik
homem aparece encapuzado irreconhecível
1 de 1 homem aparece encapuzado irreconhecível - Foto: Foto: Freepik

Só duas coisas são inevitáveis na nossa existência aqui na terra: a morte e o pagamento de impostos. Pois bem: na próxima semana, os donos de veículos do Distrito Federal começam a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual calculado sobre o valor de mercado dos automóveis. 

Com mais de 2 milhões de veículos, o Distrito Federal é a unidade da Federação com a terceira maior frota do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás e Mato Grosso. Confira as datas de vencimento no Distrito Federal da 1ª parcela, cota única e licenciamento:


  • Placa final 1 e 2: dia 13/2
  • Placa final 3 e 4: dia 14/2
  • Placa final 5 e 6: dia 15/2
  • Placa final 7 e 8: dia 16/2
  • Placa final 9 e 0: dia 17/2

Anotadas as datas, fiquem atentos: mesmo que o IPVA possa ser quitado de forma on-line, tornando a transação bem mais prática, a bandidagem cibernética criou muitos esquemas de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso. Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, e Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay, ajudaram a Entre-eixos a criar um plano de proteção, digamos assim. 

  1. Conheça o phishing

Neste golpe, as vítimas recebem um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp fingindo ser do Detran ou algum órgão regulador. Ao clicar no link, a vítima é direcionada a um site falso, mas muito parecido com o original. E aí, ao inserir os dados, as informações são roubadas ou ainda a vítima pode ser induzida a realizar o pagamento ali mesmo por meio de QR Codes ou boletos fraudulentos. “Esse golpe é muito comum, mas fácil de ser evitado”, frisa Mahon.

Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante, antes de navegar, inserir dados em um site e confirmar se ele é autêntico e se está seguro com um certificado SSL/TLS. “Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica. 

  1. Boleto falso

 Os fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios ou por e-mail informando sobre uma nova via de pagamento ou, ainda, de um erro na transação. Nesses casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas possui os dados da conta bancária de quem está aplicando o golpe. “Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados, como bancos credenciados”, complementa. 

  1. Redes sociais e ligações

 Também é preciso ter muito cuidado nas redes sociais e ao telefone. Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo.

“A orientação é nunca fornecer o seu número de cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato com você, a menos que você esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima”, reforça Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?