Golpe com inteligência artificial imita voz de familiares no Amazonas
Polícia Civil do Amazonas alertou moradores sobre novo golpe. Nele, criminosos usam gravações de familiares para criar novos diálogos por IA
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada de novas tecnologias que vêm para ajudar o cotidiano das pessoas, surgem também novas modalidades de golpes. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta a população sobre novo golpe envolvendo Inteligência Artificial (IA), em que criminosos imitam a voz de pessoas para aplicar golpes.
A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que permite que os sistemas simulem uma inteligência similar à humana, desde as mais simples até as mais complexas.
“Geralmente os criminosos conseguem captar a voz da pessoa por ligação, mesmo que rápida, ou até mesmo por áudios enviados via aplicativos de mensagens ou redes sociais. A partir disso, eles conseguem manipular a voz por meio de programas e elaborar outros diálogos com o objetivo de aplicar golpes em familiares ou conhecidos”, explica Antônio Rondon, titular da Dercc.
Leia a matéria completa no portal Manaus Alerta, parceiro do Metrópoles.