Goiás tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos
Pacientes apresentaram erupções cutâneas e amostras serão analisadas em laboratórios
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nessa quinta-feira (7/7) o oitavo caso suspeito de monkeypox, a chamada varíola dos macacos. Dois casos já foram descartados após exame laboratorial, restando seis.
O estado ainda não teve caso confirmado da doença. Todos os contatos próximos dos suspeitos estão sendo rastreados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Para o paciente ser incluído como caso suspeito da varíola dos macacos, ele deve ter apresentado o início súbito de erupção cutânea, que são manchas na pele, em qualquer parte do corpo. Isso depois de 15 de março.
Além disso, para ser considerado caso suspeito, o paciente também deve ter uma das seguintes situações enumeradas pela secretaria.
Veja quais são:
● Histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas OU
● Ter vínculo com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados de monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas OU
● Ter vínculo com casos confirmados de monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas OU
● Histórico de contato íntimo com desconhecido/a (s) e/ou parceiro/a(s) casual(is), nos últimos 21 dias que antecederam o início dos sinais e sintomas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.