metropoles.com

Goiás tem 30 casos já confirmados da variante H3N2 da influenza A

A gripe H3N2 já ocorre em pessoas de oito cidades. Rio Verde, no sudoeste goiano, é onde tem a maior quantidade de casos, seguida de Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida. Vacinação contra gripe posto 514 Sul
1 de 1 Fotografia colorida. Vacinação contra gripe posto 514 Sul - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Goiânia – O estado de Goiás já confirmou 30 casos da variante H3N2 do vírus da gripe influenza A. Um alerta foi emitido e enviado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESGO) aos municípios para que eles reforcem a prevenção e o incentivo à vacinação.

A H3N2 está se alastrando em várias partes do país. Dos 30 casos confirmados em Goiás, 14 foram em Rio Verde, no sudoeste goiano, dez foram em Goiânia e um em cada uma das seguintes cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Catalão, Porangatu e Trindade.

Antecipação

Esses casos foram registrados até sábado (18/12). A chegada da influenza A, em Goiás, foi antecipada neste ano. Geralmente, a doença começa a ocorrer entre fevereiro e março, prolongando-se até os meses mais frios (maio e junho).

“Habitualmente, em cada ano, temos a circulação de mais de um tipo de influenza concomitantemente, como influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Espera-se que o influenza tenha um comportamento sazonal e que a virulência da cepa circulante contribua para o aumento de hospitalizações e mortes”, diz a nota emitida pela SESGO.

Prevenção

Além da vacinação como forma de prevenção, o órgão recomendou, ainda, seguir medidas semelhantes ao protocolo sanitário adotado contra a Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

A evolução da gripe varia conforme o organismo de cada paciente. Ao mesmo tempo que há pessoas assintomáticas, é comum a existência de outras sintomas, como: desconforto respiratório, febre, tosse, cansaço e dores no corpo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?