metropoles.com

Goiás suspende vacinação contra Covid-19 de grávidas sem comorbidades

Vacinação em gestantes e puérperas com doenças preexistentes segue normalmente no estado, apenas com vacinas da Coronavac e Pfizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

GoiâniaApós uma orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem comorbidades. A imunização em gestantes e puérperas com doenças preexistentes segue normalmente, no entanto, apenas com as vacinas Coronavac e Pfizer.

A determinação vale até que sejam concluídas as análises da morte de uma gestante de 35 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), que pode ter ligação com o uso da vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Ao G1, a superintendente em Vigilância de Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa o caso, mas que estudos comprovam a eficácia e segurança da vacina.

“Os estudos para a população em geral mostram essa segurança e eficácia. Eventos adversos podem acontecer, mas são raros. Assim como pode acontecer com qualquer medicamento. O benefício da vacina é muito maior que o risco da doença”, destacou.

Goiânia

Nesta quarta-feira (12/5), gestantes e puérperas com e sem comorbidades foram vacinadas com a Pfizer, normalmente. Porém, a Prefeitura de Goiânia informou que a partir de quinta-feira (13/5), apenas o grupo de mulheres grávidas e em pós-parto de até 45 dias com doenças preexistentes serão imunizadas.

Para a vacinação deste grupo na capital goiana é necessária apresentação de cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade. Neste caso, a mulher interessada também deve fazer o agendamento da imunização pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Na terça-feira (11/5), Goiânia já havia anunciado mudanças ao suspender a aplicação da vacina AstraZeneca neste grupo. Até então, o critério era apenas a gestação e idade acima de 18 anos.

Ao todo, 13 unidades de saúde estão sediando a vacinação.

Aparecida de Goiânia

O município de Aparecida também seguirá a determinação do Ministério da Saúde. A partir desta quinta-feira (13/5), a vacinação contra Covid-19 será apenas em grávidas e puérperas com comorbidades.

Os grupos também devem agendar o atendimento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que só funciona para Android, ou pelo site da Prefeitura.

Por meio de nota, o município informou que a estimativa é de 6,5 mil gestantes e 1 mil puérperas para serem vacinadas neste grupo, com a vacina da Pfizer. Segundo a Prefeitura, os estoques da CoronaVAc serão usado apenas para aplicação da 2ª dose.

O município informou ainda que segue vacinando com a Pfizer pessoas com comorbidades e com deficiências a partir de 50 anos. A cidade recebeu nesta quarta-feira (12/5), 7.020 doses do imunizante e acredita ser suficiente para atender a demanda atual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?