metropoles.com

Saúde de Goiás investiga surto de diarreia aguda em municípios

Segundo Secretaria de Saúde de Goiás, uma das causas para o aumento no número de casos é a presença da bactéria Escherichia coli na água

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
imagem colorida teste água goiás diarreia
1 de 1 imagem colorida teste água goiás diarreia - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Goiânia – A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que investiga, acompanha e realiza ações de controle ao surto de doença diarreica aguda (DDA) em 12 municípios goianos.

Segundo a pasta, o município com maior número de casos é Campos Belos, a cerca de 607 km da capital goiana, onde foram registrados 1.130 casos de junho até agosto.

A ação, divulgada pela pasta nessa quarta-feira (7/8), ocorre em parceria com a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e municípios.

Ao todo, foram cerca de 2.363 nos 12 municípios. As demais cidades com registros de DDA foram Cavalcante, Monte Alegre, Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba.

A SES acredita que o número possa aumentar entre agosto e setembro, mas já mobiliza equipes para investigar possíveis agentes causadores da doença, monitorar a situação e implementar medidas de controle.

Bactéria na água encontrada pela Saúde de Goiás

Conforme a pasta, a presença da bactéria Escherichia coli foi confirmada em amostras de água, o que sugere que essa possa ser uma das causas do aumento de casos. Outras hipóteses, todavia, são investigadas, como, por exemplo, o rotavírus.

Entre as ações, o governo do Estado tem atuado no fechamento de poços irregulares em terrenos particulares e notificado os proprietários para regularização.

Apenas em Campos Belos, cinco foram fechados. Outras fontes de água, como rios próximos e fontes de contaminação desses poços, como lixões e empresas que utilizam produtos químicos, são verificadas.

Prevenção da DDA

A DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene e saneamento básico. A colaboração entre a população e as autoridades de saúde é fundamental para garantir a saúde de todos. Veja algumas medidas a serem adotadas:

Para prevenir a DDA, é fundamental adotar algumas medidas simples, como:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
  • Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
  • Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?