metropoles.com

Goiás recebe mais 76 mil doses da Coronavac nesta quarta-feira (3/3)

Nova remessa chega na madrugada desta quarta e será usada para imunizar população mais idosa. É o terceiro lote dos últimos dias em Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Enfermeira prepara dose da vacina contra Covid-19 para imunizar idosa, em Goiânia
1 de 1 Enfermeira prepara dose da vacina contra Covid-19 para imunizar idosa, em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O Governo de Goiás anunciou a chegada de mais 76 mil doses da vacina Coronavac, na madrugada desta quarta-feira (3/3). Os imunizantes estão programados para chegar às 1h30, no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia e de lá, seguem para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jd. Santo Antônio, também na capital.

Essa é a terceira remessa de vacinas recebida pelo Estado em uma semana. Na última quarta-feira (24/2), chegaram 53 mil doses da AstraZeneca e outras 28,8 mil doses da Coronavac.

De acordo com o Governo de Goiás, o novo quantitativo será utilizado para imunizar 38 mil pessoas, já que a metade das vacinas serão reservadas para a segunda dose. Mantendo a determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM), os imunizantes serão destinado para finalizar a vacinação dos goianos com mais de 79 anos.

Caso os municípios já tenham vacinado todas as pessoas deste grupo, a orientação do Governo é que reduzam a faixa etária de imunização de forma gradativa.

Ainda de acordo com a administração estadual, após a conferência das doses enviadas pelo Governo Federal, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO) já inicia a distribuição das vacinas para as 18 regionais goianas, que farão o repasse para os municípios.

 

4 imagens
Expectativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) é que vacinação avance nas faixas etárias mais novas
Campanha de vacinação continua avançando no estado
Caiado enviou projeto à Assembleia Legislativa para abertura de crédito de R$ 60 milhões para comprar vacinas
1 de 4

Goiás recebe nova remessa de vacinas para serem aplicadas na população

Vinicius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Expectativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) é que vacinação avance nas faixas etárias mais novas

Vinicius Schhmidt/Metrópoles
3 de 4

Campanha de vacinação continua avançando no estado

Galtiery Rodrigues/Metrópoles
4 de 4

Caiado enviou projeto à Assembleia Legislativa para abertura de crédito de R$ 60 milhões para comprar vacinas

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Compra de imunizantes

O governador Ronaldo Caiado (DEM) participaria nesta terça-feira (2/3) de uma visita às instalações da empresa farmacêutica União Química, em Santa Maria (DF), que é a fabricante, no Brasil, da vacina Sputnik V, da Rússia. A visita à União Química seria para conhecer o local e iniciar possível trâmite de negociação para compra futura de proteção contra a Covid-19. O governo de Goiás faz parte de consórcio de governadores que estuda a aquisição de imunizantes. Isso veio depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a adquirirem vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) tenha dificuldades de prosseguir.

No entanto, Caiado teve um quadro febril na noite de segunda-feira (1/3) e cancelou os compromissos. O governador afirmou que o exame feito para a detecção da Covid-19 deu negativo, porém, o procedimento deve ser repetido em três dias.

Preocupação

Durante a entrega de vacinas na semana passada, a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, afirmou que é preocupante o aumento no número de casos da Covid-19 em Goiás, principalmente, entre adolescentes.

De acordo com ela, o aumento foi motivado pela aglomerações e festas de final de ano e do carnaval. Ela explica que o grupo etário se contamina, tem baixo índice de internação, mas acaba contaminando familiares.

Flúvia Amorim chamou a atenção para a gravidade da segunda onda da Covid-19 em Goiás, com aumento de casos e óbitos, além de casos mais graves em menos tempo. De acordo com ela, as variantes do coronavírus de Manaus e do Reuno Unido já foram identificadas no Estado, e as demais que circulam pelo país não têm relevância epidemiológica.

Diversos municípios goianos, inclusive a capital Goiânia e a região metropolitana, adotaram medidas restritivas para as atividades não essenciais, para conter a pandemia da Covid-19 em Goiás. Nesta terça-feira (2/3), a taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o Estado estava acima dos 95%. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?