metropoles.com

Goiás recebe mais 28,8 mil doses da Coronavac e 53 mil da AstraZeneca

Governo de Goiás agora tem expectativa é avançar na imunização do grupo de idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacinas goias
1 de 1 vacinas goias - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Uma nova remessa de Coronavac chegou ao Estado de Goiás no início da noite desta quarta-feira (24/2). Os imunizantes foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), na Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), na capital goiana. Este foi o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 anunciado pela administração estadual nesta quarta. Mais cedo já havia informada a chegada de 53 mil doses da AstraZeneca.

Em coletiva de imprensa, Caiado declarou que com as novas doses será possível atingir idosos até 78/79 anos de idade. Segundo ele, Goiás vai buscar dentro do orçamento e ao mesmo tempo reivindicar ao Ministério da Saúde, verbas extraordinárias para a aquisição de mais vacinas e seguir avançando nas faixas etárias.

De acordo com o governador, a responsabilidade de todos os Estados é buscar alternativas para que o Brasil receba o maior número de imunizantes e consiga vacinar mais pessoas de forma solidária e colaborativa. “O objetivo não é cada um por si, defendemos um plano nacional. Não pode um Estado por ter um laboratório ou mais poder aquisitivo, discriminar quem deve receber. Essa decisão é nacional”, afirmou o democrata.

Novas possibilidades

Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que participará de uma reunião na próxima terça-feira (02/3), com o embaixador russo, Serguey Akopov, às 11h, na empresa União Química, entre GO/DF. De acordo com ele, serão analisadas a capacidade de produção de vacinas (Sputnik-VBR) do governo da Rússia e a capacidade de entrega da farmacêutica.

Segundo Caiado, o momento é semelhante ao da demanda por respiradores. Dessa forma, é necessário saber quem são os fabricantes das vacinas e os laboratórios que podem entregar. Ele falou sobre o interesse do BRasil em adquirir a vacina da Johnson & Johnson, eficaz com dose única, no entanto, ainda não se sabe quais serão as exigências da empresa. Conforme explicação do governador, a Johnson ainda não deu entrada na Anvisa para obtenção do registro da vacina no Brasil.

Expectativas

Segundo Caiado, a expectativa é de que um volume maior de vacinas seja entregue nas próximas remessas, para que a vacinação seja ampliada. Para, ele, o Estado está se esforçando, conseguindo ampliar leitos para que não haja sobrecarga nas unidades de saúde, mas existe a necessidade de reforçar em todos os municípios a gravidade da situação, principalmente, em relação as variantes, ao aumento no número de pessoas internadas e de óbitos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, as doses recém-chegadas devem começar a ser entregues nesta quinta-feira (24/2). Segundo ela, o total de doses da AstraZeneca será utilizado para 1ª dose, e a Coronavac será dividida entre 1ª e 2ª doses, chegando pouco além da faixa etária dos 80 anos.

Preocupante

Para Flúvia Amorim, é preocupante o aumento do número de casos entre adolescentes entre 15 e 20 anos. De acordo com ela, o aumento foi motivado pela aglomerações e festas de final de ano e do carnaval. Ela explica que o grupo etário se contamina, tem baixo índice de internação, mas acaba contaminando familiares.

Flúvia Amorim chama a atenção para a gravidade da segunda onda da Covid-19 em Goiás, com aumento de casos e óbitos, além de casos mais graves em menos tempo. De acordo com ela, as variantes do coronavírus de Manaus e do Reuno Unido já foram identificadas no Estado, e as demais que circulam pelo país não têm relevância epidemiológica.

5 imagens
Estado de Goiás recebe 28,8 mil doses de vacina Coronavac. Goiânia (GO)
Vacinas serão utilizadas para continuar imunizaçao de idosos
Governador Ronaldo Caiado está preocupado com avanço da pandemia no estado
Superintendente de Vigilância Epidemiológica Flúvia Amorim: alerta com contaminação de jovens
1 de 5

Mais cedo, também nesta quarta, estado havia recebido um lote de vacinas AstraZeneca

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Estado de Goiás recebe 28,8 mil doses de vacina Coronavac. Goiânia (GO)

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Vacinas serão utilizadas para continuar imunizaçao de idosos

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Governador Ronaldo Caiado está preocupado com avanço da pandemia no estado

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Superintendente de Vigilância Epidemiológica Flúvia Amorim: alerta com contaminação de jovens

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Aquisição de vacinas

Durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta (24/2), o governador de Goiás informou que solicitará à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto para autorizar o investimento de R$ 60 milhões, com o objetivo de adquirir 1 milhão de vacinas, ao custo de R$ 60 cada.

A possibilidade da compra de imunizantes foi anunciada logo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a obtenção das vacinas por Estados e municípios, caso a União descumpra o Plano Nacional de Imunização.

Mapa da pandemia

O Governo de Goiás, por meio da SES-GO, lançou o mapa da pandemia, uma divisão dos municípios em 18 macrorregiões, de acordo com a gravidade e aceleração dos casos de Covid-19. As atualizações são às sexta-feiras e de acordo com a última, 89 municípios estavam em situação de calamidade, ou seja, na área vermelha de contágio do coronavírus.

O mapa é resultado de uma nota técnica divulgada nessa quarta-feira (16/2), por meio da qual a Secretaria de Estado de Goiás (SES-GO) estipula indicadores e classificações para as regiões em níveis de alerta, crítico e calamidade. Para cada uma dessas categorias, são aconselhadas medidas de isolamento que ficam a cargo e decisão das prefeituras.

No nível de calamidade, a recomendação do Estado é de que todas as atividades sejam interrompidas, exceto supermercados, mercearias, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?