Goiás recebe mais 19,9 mil doses de vacinas da Pfizer
Lote que chegou na madrugada desta quinta (27/5), é o quarto da Pfizer/BioNTech; os imunizantes devem ser destinados a pacientes da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Goiás recebeu na madrugada desta quinta-feira (27/05), o quarto lote de vacinas fabricadas pela Pfizer/BioNTech, com 19.980 doses. De acordo com o Governo de Goiás, essa nova remessa deverá ser usada como primeira dose em pessoas residentes em Goiânia.
Assim que passarem pelo processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, as vacinas serão encaminhadas para que a cidade prossiga com as ações do Programa Nacional de Imunizações contra a Covid-19 e imunize os grupos contemplados nesta etapa da campanha.
A capital chegou a suspender a vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira (24/5), por falta de doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, a cidade havia encerrado a quantidade de aplicação de primeiras doses com o agendamento disponibilizado à população por meio do aplicativo a quantidade de aplicação de primeiras doses com o agendamento disponibilizado à população por meio do aplicativo da prefeitura.
Na madrugada de quarta-feira (26/5), Goiás já havia recebido outras 189 mil vacinas. Todo o lote é da AstraZeneca, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas da AstraZeneca deverão ser utilizadas para aplicação da primeira dose e avanço da campanha de vacinação.
Conforme publicado pela Prefeitura de Goiânia, a vacinação na capital nessa quarta-feira (26/5) ocorreu apenas para idosos a partir dos 76 anos, que receberam o reforço da AstraZeneca, e profissionais da saúde a partir dos 18 anos. Com a chegada de novas doses, a vacinação para os demais grupos, como o de comorbidades, deve ser retomado.
Avanço
Com os dois lotes de imunobiológicos recebidos nesta semana será possível avançar na imunização contra a Covid-19 no Estado, visto que todos serão destinados para aplicação da primeira dose. “Nossa preocupação é avançarmos o máximo possível na vacinação”, destaca o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Ismael Alexandrino.
Ele ainda alerta que a atitude da população é fundamental para evitar a disseminação do vírus. “O momento exige de nós, cidadãos, uma consciência em relação ao nosso comportamento, sobretudo no que tange às aglomerações e ao uso de máscara”, explica.
O secretário reforça, também, que a população deve manter todos os cuidados sanitários e o permanente estado de alerta. “A pandemia está aí e não temos, no curto prazo, perspectiva para nos comportamos como se estivesse tudo normal”, diz.
Com mais esse carregamento, o quarto de imunizantes produzidos pela Pfizer/BioNTech, Goiás se aproxima da marca de quase 3 milhões de imunobiológicos recebidos, com 2.861.170 de doses, sendo 1.351.530 da Coronavac, 1.413.700 da AstraZeneca e, agora, 95.940 da Pfizer.
Segundo boletim da SES, já foram aplicadas 1.345.672 primeiras doses contra Covid-19 em todo o Estado. Já em relação à segunda dose, são 632.020 pessoas com o ciclo completo da imunização, em Goiás.
Cuidados
O momento é de atenção, já que o número de casos da covid-19 voltou a aumentar, assim como a procura em unidades de saúde. Consequentemente, a taxa de ocupação hospitalar também apresenta elevação. No último final de semana o Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia, registrou um salto na ocupação de leitos de 82% para 94%.
Segundo a SES, o Re, indicador que mede a velocidade de contágio pelo coronavírus, cresceu no Estado. Conforme o último boletim epidemiológico da pasta, divulgado na tarde de quarta-feira (26/05), Goiás tem 601.463 casos de doença, com 16.830 óbitos confirmados. A taxa de letalidade está em 2,8%.