metropoles.com

Goiás recebe mais 194,7 mil doses de vacina contra Covid

Todo o quantitativo será usado para aplicação de 1ª dose; do total, 70% será por faixa etária a partir dos 59 anos e, 30% para comorbidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
goias recebe doses de vacina contra covid
1 de 1 goias recebe doses de vacina contra covid - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O estado de Goiás recebeu nesta quarta-feira (2/6) mais 194.750 doses de vacina contra Covid-19. Desta vez, o lote é composto somente por imunizantes do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Governo de Goiás antecipou que todo o quantitativo será usado na aplicação de primeira dose. Do total, 70% será utilizado por faixa etária decrescente a partir dos 59 anos e, 30% para quem tem comorbidades. A ideia é iniciar a vacinação da população geral, a partir da faixa etária de 59 anos.

Com a nova remessa, Goiás ultrapassa a marca de 3 milhões de doses recebidas desde o início da campanha de imunização, em janeiro deste ano. Do número total, 3.055.920, foram utilizadas para primeira dose 1.441.942 vacinas. Completaram o ciclo de proteção, com a segunda aplicação, 648.827 pessoas no Estado.

5 imagens
Todas as vacinas são AstraZeneca
Segundo o governo de Goiás, todo o quantitativo será utilizado na aplicação de 1ª dose
Do total, 70% será usado em pessoas a partir dos 59 anos; 30% em pessoas com comorbidades
Goiás contabiliza mais de 3 milhões de doses recebidas
1 de 5

Nova remessa de imunizantes chegou ao estado nesta quarta-feira (02/06)

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Todas as vacinas são AstraZeneca

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Segundo o governo de Goiás, todo o quantitativo será utilizado na aplicação de 1ª dose

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Do total, 70% será usado em pessoas a partir dos 59 anos; 30% em pessoas com comorbidades

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Goiás contabiliza mais de 3 milhões de doses recebidas

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dos três tipos de vacinas com uso autorizado no Brasil, o Estado de Goiás já recebeu 1.608.450 da AstraZeneca, 1.351.530 da CoronaVac e 95.940 da Pfizer.

Conforme atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), 1.453.565 pessoas já foram vacinadas com a 1ª dose (20,71% da população), enquanto 650.227 (9,26) receberam o reforço da imunização.

Manutenção de cuidados

Apesar do avanço da vacinação, o governo reforça junto à população a necessidade de manutenção dos cuidados básicos contra a Covid-19, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos, para conter a elevação na taxa de ocupação de leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado.

Conforme dados do painel on-line da SES-GO, desde o início da pandemia de coronavírus, foram 17.267 óbitos confirmados em decorrência da doença. Já a ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) voltou a subir e está em 88,24%. Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 65.49%.

Copa América

O governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), confirmou, na noite de terça-feira (1º/6), por meio de suas redes sociais, que o estado está disposto a receber jogos da Copa América. De início, as partidas aconteceriam no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, no centro da capital.

Seu aliado próximo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já tinha anunciado mais cedo Goiás entre os locais que receberiam os jogos diante da negativa da maioria das unidades da Federação devido à epidemia. Antes disso, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, havia se pronunciado a favor de receber jogos na capital federal, desde que adotadas medidas sanitárias.

A polêmica da realização ou não da Copa América ganhou corpo nos últimos dias, depois que a Argentina, que seria o país-sede, se recusou a realizar os jogos neste ano. Depois disso, a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) passou a buscar outros locais. Ela ouviu negativas de diversos países antes que o Brasil entrasse no circuito, oferecendo-se para sediar os jogos, em uma articulação entre o governo federal e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Caiado faz eco ao discurso de Bolsonaro. E isso em um quadro de pandemia ainda fora de controle e de vacinação avançando lentamente em todo o país. Goiás, por exemplo, passou a vivenciar nos últimos dias um novo aumento significativo da taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) destinadas à Covid-19. O número de casos e de mortes segue alto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?