Goiás recebe mais 187 mil doses de vacinas contra a Covid esta semana
Anúncio da chegada dos imunizantes foi feito nesta quarta após confirmação do Ministério da Saúde; elas serão divididas entre 1ª e 2ª doses
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O estado de Goiás deve receber nesta quinta-feira (15/4), mais 187.750 doses de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nas redes sociais, no início da tarde desta quarta (14).
De acordo com ele, o Ministério da Saúde já confirmou o envio das doses para o estado. Serão 114.955 para a aplicação da primeira dose e 72.795 para a segunda dose.
“Vamos em breve terminar de vacinar os idosos para imunizarmos outras faixas etárias contra o coronavírus”, escreveu Caiado na publicação.
Ver essa foto no Instagram
60 anos
No final do mês de março, a expectativa de Caiado era vacinar 100% dos idosos, acima dos 60 anos, até o final do mês de abril. A declaração foi feita pelo governador ao anunciar a chegada de mais um lote com 200 mil doses de vacina ao estado. “Temos tudo para finalizar, até o final de abril, a vacinação de 100% das pessoas acima de 60 anos, em Goiás”, disse Caiado. “O lote que vamos receber do Ministério da Saúde pode chegar a 200 mil doses. É o maior quantitativo desde o início da campanha de imunização“, declarou ele, à época.
No entanto, até o momento, a meta não seguiu como o previsto, já que nas principais cidades goianas, a vacinação para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa, pela falta de doses. Em municípios como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Catalão e Itumbiara, apenas a as doses de reforço estão sendo aplicadas.
Na capital, a imunização foi suspensa na faixa etária dos 64 anos.
Vacinação
Goiás recebeu 1.370.130 doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foram aplicadas 638.507 doses como 1ª e outras 185.428 como reforço.
Ainda de acordo com a pasta da saúde, mais de 46 mil pessoas que já deveriam ter tomado a 2ª dose da vacinas, não procuraram os postos de saúde.
Para a vacina da AstraZeneca, a maior eficácia é alcançada quando o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de três meses (ou 12 semanas). Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias. De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial para completar a imunização contra o coronavírus.
Segundo a SES, o estado já soma 13.063 mortes pela doença desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. A pasta também calcula que a doença já contaminou 513.496 pessoas em Goiás.