metropoles.com

Goiás recebe mais 187.750 doses de vacina contra a Covid

Governo diz que mantém expectativa de que pessoas a partir de 60 anos sejam vacinadas pelo menos em 1ª dose no estado ainda em abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Chegada de novo lote da vacina contra a covid-19 em Goiás
1 de 1 Chegada de novo lote da vacina contra a covid-19 em Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O Governo de Goiás recebeu, na madrugada desta sexta-feira (16/04), mais 187.750 doses de vacina contra a Covid-19. Da remessa, a 13ª encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS) ao estado, 114.955 serão destinadas para aplicação da primeira dose. O restante, 72.795, vão para a segunda.

O governador do estado, Ronaldo Caiado, e o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, estiveram na Central Estadual de Rede de Frio, em Goiânia, para acompanhar a chegada do lote de vacinas, que ocorreu por volta da 1h30.

“Acreditamos que alguns municípios chegarão a 62 anos, outros a 63. A média é essa. Temos a confirmação agora da chegada do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] ao Butantan e que não faltará IFA à Fiocruz”, afirmou o governador.

Seguimos com o prognóstico de que, até o fim do mês de abril, poderemos adiantar até as pessoas com 60 anos de idade“, projetou Caiado, sobre as faixas etárias a serem imunizadas.

9 imagens
Campanha de vacinação contra Covid em Goiás
Municípios poderão investir em reforço da vacinação e em aplicação de primeiras doses
Das regionais de saúde, as doses seguem para os 246 municípios goianos
Governador Ronaldo Caiado diz que estado mantém a meta de vacinar população a partir de 60 anos ainda em abril
Campanha de vacinação continua avançando no estado
1 de 9

Vacina sendo preparada para aplicação em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 9

Campanha de vacinação contra Covid em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 9

Municípios poderão investir em reforço da vacinação e em aplicação de primeiras doses

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 9

Das regionais de saúde, as doses seguem para os 246 municípios goianos

Vinicius Schhmidt/Metrópoles
5 de 9

Governador Ronaldo Caiado diz que estado mantém a meta de vacinar população a partir de 60 anos ainda em abril

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 9

Campanha de vacinação continua avançando no estado

Galtiery Rodrigues/Metrópoles
7 de 9

Governo de Goiás determinou em decreto que 5% das doses recebidas pelo estado sejam destinadas à imunização de integrantes da Segurança

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 9

Em Goiânia, enfermeira aplica a dose da vacina e acompanhante do paciente registra o momento

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 9

Idosa recebe dose da Coronavac em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Mais AstraZeneca

Das 114.955 doses para primeira aplicação, 101.478 foram produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consórcio AstraZeneca. Os demais 13.477 imunizantes são da CoronaVac, feita no Instituto Butantan, assim como toda a carga destinada para segunda dose.

Ronaldo Caiado salientou ainda que as doses recém-chegadas vão acelerar a meta de proteger todos os idosos e, de forma gradativa, avançar para outros grupos prioritários e idades. “A partir daí, uma nova regra será colocar todos os pacientes com maiores comorbidades, os submetidos a tratamentos oncológicos e diálises, pessoas com síndrome de down e autismo”, detalhou. “São pontos que vamos inserir após os 60 anos. Vamos atender em seguida as faixas cronológicas”, frisou.

Distribuição

Os imunobiológicos ficarão armazenados na capital e começarão a ser distribuídos, já na manhã desta sexta-feira, após conferência de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESGO). Serão 18 Regionais de Saúde que receberão a remessa e, em seguida, farão o repasse a todos os 246 municípios goianos.

Sobre as vacinas do novo lote destinadas à primeira dose, 30% serão para imunização de trabalhadores da saúde, 5% para forças de segurança pública e o restante para idosos. Já as vacinas de reforço deverão ser utilizadas em quem recebeu a primeira dose dentro dos grupos de trabalhadores da saúde e da terceira idade. Para isso, é necessário respeitar o intervalo de aplicação do imunizante previsto no cartão de vacinação.

Balanço

Até o momento, 668.534 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo boletim da SES divulgado na última quinta-feira (14/4). Com o novo reforço, Goiás atinge a marca de 1.557.880 imunizantes recebidos pelo MS desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo 1.186.680 da CoronaVac e 371.200 da AstraZeneca.

No entanto, mais de 44 mil pessoas que já tomaram a primeira dose ainda não retornaram aos postos de vacinação de Goiás para o complemento da imunização. “Tomar a segunda dose é garantir a produção dos anticorpos. Não tomar é desperdiçar a vacina. Não cometam essa irresponsabilidade de não querer fazer o tratamento completo”, pediu Ronaldo Caiado.

Atenção

Tanto o governador como o secretário de Saúde ressaltaram, além da importância da imunização com as duas doses, o respeito às medidas de combate contra a Covid-19 e solicitaram aos prefeitos a atualização dos dados sobre a vacinação.

“Aqui não existe só a responsabilidade acerca da vacinação, mas também da identificação das pessoas para que o Ministério da Saúde repasse as doses necessárias e não tenha no cadastro como se Goiás tivesse vacina em estoque”, reforçou Caiado.

Alegando falta de vacinas, muitos municípios goianos suspenderam a vacinação contra a Covid este mês durante alguns dias. Aos poucos, conforme novas remessas chegam, as campanhas têm sido retomadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?