Goiás: mulher de 27 anos morre de Covid após dar à luz filho saudável
Servidora do governo, Juliana Dias estava no 8º mês de gestação; há duas semanas, já contaminada com a doença, ela teve o filho Joaquim
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A servidora pública Juliana Rodrigues Dias, de 27 anos, morreu neste sábado (20/3), em Goiânia, vítima de Covid-19 duas semanas após dar à luz ao pequeno e saudável Joaquim. Ela contraiu a doença quando já estava no oitavo mês de gestação. O bebê nasceu prematuro.
Apesar da mãe já estar com Covid e de ter nascido antes dos 9 meses, a criança não apresentou problemas. Ele está sob os cuidados da avó materna, em Goiânia.
Engenheira civil, Juliana trabalhava no sistema socioeducativo da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) do Governo de Goiás desde o início de 2019. Ela é de Campos Verdes de Goiás, no norte do estado, a cerca de 320 quilômetros da capital goiana.
Tristeza
A cidade ficou consternada com a notícia da morte da jovem. Ela é filha de Jaime Dias Camelo, ex-vereador de três mandatos pela cidade. Joaquim é o primeiro filho de Juliana. Ela também deixa um irmão, o advogado Murilo Dias.
“Todos aqui ficaram muito tristes. É uma coisa inexplicável! A Juliana é de família muito conhecida e era uma pessoa querida por todos”, comenta o vice-prefeito da cidade, Wallas Correia (DEM).
Ele conta que Juliana sempre chamou a atenção pela alegria, disposição para o trabalho e força-de-vontade.
“Era uma guerreira. Quando era mais jovem, venceu um câncer. Ela se foi, mas partiu lutando. Fará muita falta”, acrescenta o vice-prefeito.
Em seu Instagram, a SEDS Goiás lamentou a perda da servidora:
“Juliana lutou bravamente, mas infelizmente não resistiu. Profissional brilhante, dedicada, deixa um imenso vazio em todos os colegas de trabalho. Que Deus conforte a todos neste momento de dor imensurável!”
Prefeitura de Campos Verdes e Câmara de Vereadores local, assim como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Goiás (Crea/GO) também manifestaram pesar. O governador Ronaldo Caiado (DEM), também postou homenagem a ela e a outros servidores nas redes sociais.
O sepultamento de Juliana Dias se dará no início da manhã desse domingo (21/3), no cemitério da Fazenda Tiúba, em Campos Verdes de Goiás.
Escala crescente
Os números da pandemia não param de crescer em Goiás. E arrastam consigo, colocando fim em histórias de vida como a de Juliana Dias. Também neste sábado, foi registrada a perda do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Arivaldo Silva Chaves, de 84 anos.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás atingiu, neste sábado o número oficial de 10.330 vidas perdidas para a doença. Foram 5.958 homens (como Arivaldo). Foram 4.372 mulheres (como Juliana). Outras 293 mortes ainda são investigadas.
Com relação ao número de casos, o estado já chegou a 451.665 doentes de Covid-19 confirmados. Para se ter ideia da expressão deste dado, ele representa bem mais do que a população do terceiro município mais populoso de Goiás. Anápolis, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, teria 391.772 habitantes em 2020.
O sistema de saúde do estado segue à beira do colapso. E, Goiás afora, as pessoas ainda insistem em afrontar a pandemia.