metropoles.com

Goiás inicia aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid

Em Aparecida de Goiânia, pessoas acima de 60 anos e que vivem em abrigos começaram a ser imunizadas com a dose de reforço nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos
1 de 1 Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos - Foto: Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

Goiânia – A aplicação da dose extra da vacina contra a Covid-19 já começou a ser feita em Goiás. Nesta quarta-feira (1º/9), pessoas acima de 60 anos e que vivem em abrigos em Aparecida de Goiânia foram contempladas com a terceira dose do imunizante.

Esses indivíduos fazem parte do grupo que foi o primeiro a ser vacinado em Goiás, no início da campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano. No dia 25 de agosto, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou pelas redes sociais que o estado aplicaria a dose de reforço a partir desta semana.

Em Aparecida, cerca de 300 moradores de intuições de longa permanência começaram a ser imunizados. O primeiro local que recebeu as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi o Abrigo Comendador Walmor, no Setor Jardim Riviera.

3 imagens
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19
1 de 3

Primeiro grupo contemplado, em Goiás, com vacinação extra da Covid é de pessoas que vivem em abrigos

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
2 de 3

Vacinação contra a Covid-19

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
3 de 3

Vacinação contra a Covid-19

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

A cidade possui, ao todo, cinco instituições do tipo e a previsão é que todos os moradores desses locais recebam a dose extra da vacina até esta sexta-feira (3/9).

“Diante de alguns estudos, foi definido que idosos e pessoas imunossuprimidas apresentam mais riscos de complicações em decorrência da Covid-19, mesmo com as duas doses da vacina, por isso o cuidado de estar administrando a dose de reforço nessas pessoas”, explica a coordenadora de Imunização da cidade, Renata Cordeiro.

A previsão do estado é que, assim que concluída a imunização das pessoas que vivem em abrigos, será continuada a aplicação da dose de reforço conforme a faixa etária, como ocorreu no início da campanha de vacinação.

Em Aparecida de Goiânia, a previsão da prefeitura é que a população em geral, acima de 70 anos, comece a ser vacinada com a terceira dose a partir do dia 15 de setembro.

Mais de 20 mil pessoas nessa faixa etária já receberam as duas doses ou dose única de vacina contra a Covid-19 e estão aptas a receberem o reforço da imunização.

Regras

A regra para que elas sejam contempladas com a terceira dose é respeitar o intervalo de seis meses, após a última dose do esquema vacinal da Covid-19, independentemente da vacina aplicada.

Esse período muda, quando se trata de pessoas com alto grau de imunossupressão. Nesse caso, a pessoa poderá receber a dose extra 28 dias após a aplicação da última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?